29/03/2012

Dengue: 12 bairros estão com focos acima do mínimo aceito pelo Ministério da Saúde

Até segunda-feira, Resende já tinha 17 casos da doença

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Com base no resultado do levantamento realizado de 12 a 16 de março, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Secretaria Municipal de Saúde responsável pelas ações de combate à dengue, intensificou esta semana as medidas preventivas nos bairros que apresentaram o maior índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

O nível constatado durante a vistoria ficou acima do índice permitido pelo Ministério da Saúde nos seguintes bairros da área urbana: Jardim Primavera, Toyota, Lavapés, Vila Julieta, Cidade Alegria, Novo Surubi, Liberdade, Vila Santa Cecília, Santo Amaro, Jardim Brasília, Parque Ipiranga e Baixada Olaria. O percentual do ministério considerado aceitável é de até um por cento.

- Estamos reforçando nestas comunidades as informações sobre os procedimentos que devem ser adotados para diminuir os riscos de formação de focos da doença. Os agentes do CCZ orientam e entregam folhetos informativos aos moradores destas comunidades para que verifiquem dentro das suas residências se há acúmulo de água parada em recipientes, como vasos de planta, bandeja de ar condicionado, calhas e latas velhas, entre outros objetos - destacou o coordenador do órgão, Márcio Luciano Mendes.

Até segunda-feira desta semana, dia 26, a Secretaria Municipal de Saúde havia confirmado 17 casos de dengue em Resende este ano. Outras 30 notificações com casos suspeitos da doença foram encaminhadas para exame e aguardam os resultados.

As ações de combate à dengue desenvolvidas pela Prefeitura, via Secretaria de Saúde, incluem a realização de uma série de mutirões de limpeza, que começaram a ser realizados em novembro do ano passado. Neste sábado, dia 31, acontece o mutirão na Fazenda da Barra II, no horário de 8 às 14 horas.

Durante os oito mutirões promovidos desde janeiro deste ano (foto), pela Prefeitura, cerca de 80 caminhões de entulho, lixo e objetos que podem acumular água já foram recolhidos das comunidades Jardim Esperança, Fazenda da Barra I, Parque Minas Gerais, Fazenda da Barra III, Morada da Barra, Maria Cândida, Parque Embaixador e Santo Amaro.

Palavras chaves: PREVENÇÃO