Indústria e Comércio

25/05/2015

Deficientes terão oportunidade de fazer trilha na Pedra Selada

Prefeitura e Parque planejam implantação de trilha acessível e inclusiva

Deficientes terão oportunidade de fazer trilha na Pedra Selada

Crédito: Secretaria de Turismo

Representantes das Secretarias de Turismo e Eventos e de Relações Comunitárias e Cidadania, por meio de sua Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, participaram na semana passada de uma visita técnica no Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), em Visconde de Mauá, com o objetivo de colaborar com a implantação de uma trilha acessível e inclusiva para que deficientes possam visitar o parque.
Na ocasião, os funcionários da Prefeitura conheceram a localidade onde esse atrativo será criado, sendo acompanhados pelos guardas do parque e por representantes do Projeto EDUC (Educação Ambiental nas Unidades de Conservação). Após percorrerem o caminho, o grupo propôs a instalação de um Jardim Sensorial, ressaltando elementos que estimulam os sentidos do olfato e do tato, além de outras adaptações voltadas para pessoas com algum tipo de deficiência física ou com mobilidade reduzida. A proposta inclui a instalação de sinalização em braile e informações para surdos e mudos. O local foi batizado com o nome “Trilha do Bosque do Visconde”.
Essa visita contou com a presença do deficiente visual Emerson, que trabalha na Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Resende. Ele percorreu toda a trilha, atravessou um riacho, coletou frutas direto das árvores, superando todos os obstáculos e percebendo aromas e sons da natureza. No final do trajeto, ele elogiou a iniciativa de implantar este atrativo, que ainda passará por diversas melhorias.
- Adorei esta experiência. Há anos não fazia uma trilha e não tinha esse contato com a Natureza - disse Emerson.
A Diretora de Turismo de Resende, Daniela Rodrigues, informa que este projeto faz parte do plano proposto no 3º Seminário de Turismo, realizado em março deste ano, que estabeleceu a busca por Acessibilidade e Sustentabilidade.
- Este plano prevê também a realização de treinamentos para formandos nos cursos de Monitores de Ecoturismo e para os guardas do parque, buscando um atendimento com melhor qualidade - comenta a diretora.
O Secretário de Turismo, Antonio Leão, explica que é uma prioridade do governo municipal consolidar a vocação de Resende para o Ecoturismo, Turismo de Aventura e a prática dos Esportes na natureza, incluindo portadores de deficiência nessas atividades.
- Buscamos a melhoria na mobilidade, ampliando a acessibilidade nos empreendimentos turísticos privados e nas áreas públicas, um trabalho que avançou muito com as obras realizadas pela Prefeitura nos últimos anos - diz o secretário.

Palavras chaves: Turismo