Superintendência de Defesa Civil

02/01/2012

Defesa Civil registra quase 150 imóveis em áreas de risco

Prefeitura reforça monitoramento em várias comunidades da zona urbana

Defesa Civil registra quase 150 imóveis em áreas de risco

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Defesa Civil, reforçou o serviço de monitoramento diário de encostas devido ao período de chuvas. A partir desta segunda-feira, dia 02 de janeiro, serão monitorados 146 imóveis que estão em áreas considerados de riscos geológicos, ou seja, com possibilidades de deslizamentos.

Este trabalho tem como base a Cartografia de Risco a Deslizamentos em Encostas no Município de Resende, feito através de uma parceria com o DRM-RJ (Departamento de Recursos Minerais do Estado do Estado do Rio de Janeiro).

- Neste período de chuvas constantes, a Defesa Civil reforçará este trabalho de monitoramento todos os dias. Com estes dados da Cartografia de Risco, vamos realizar o monitoramento diário das áreas e possíveis interdições de imóveis – destaca o novo diretor da Defesa Civil da Prefeitura, Lindomar Miranda (foto).

De acordo com ele, através dos dados da cartografia, realizado por técnicos da Prefeitura e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, via DRM-RJ, nos meses de novembro e dezembro passado, foram detectadas as residências com maior risco, e também o número de moradores que vivem nestes locais: cerca de 520 pessoas.

Os imóveis considerados de risco se localizam nas seguintes comunidades: Lavapés, Vila Vicentina, Santo Amaro, Centro, Loteamento Vila Vicentina II, Tangará, Alto dos Passos, Bairro Cabral, Novo Surubi, Vargem Grande, Engenheiro Passos, Vila Central, Visconde de Mauá, Surubi e Paraíso.

- Com este levantamento, a Defesa Civil sabe precisamente onde estão as principais áreas de risco do Município, e vamos atuar preventivamente. Este trabalho permite definir estratégias de retiradas dos moradores para abrigos em caso de problemas climáticos, e também a realização de novos projetos no setor – comenta Lindomar.

No final de semana do ano novo (dias 31 de dezembro de 2011 e 01 de janeiro de 2012), a Defesa Civil se manteve em alerta por conta das constantes chuvas.

Segundo balanço divulgado hoje, segunda-feira, dia 02, neste período, o município registrou três áreas de alagamentos, causados, entre outros motivos, pelo grande volume de água da chuva.

Os problemas, todos pontuais, foram constatados na Rua Rodolfo Perini Filho (Parque Ipiranga), Avenida Saturnino Braga (Jardim Jalisco) e Rua Isoldino Diniz (Loteamento Mirante das Agulhas). Mas os alagamentos não afetaram nenhum imóvel residencial e minutos depois a situação das vias voltou à normalidade.

Palavras chaves: CUIDADOS REDOBRADOS