24/11/2010

Defesa Civil reforça esquema de prontidão

Balanço parcial aponta alagamento em duas casas, mas não há desabrigados

Defesa Civil reforça esquema de prontidão

Crédito: Divulgação - Defesa Civil de Resende

Duas casas – uma no Surubi e a outra no Lavapés – foram alagadas pela forte chuva que caiu na noite desta terça-feira em Resende.

A informação consta do balanço parcial divulgado pela Defesa Civil do Município no começo da tarde de hoje (quarta-feira). Segundo o diretor do órgão, coronel Marco Resende, não há moradores desabrigados e a água já foi retirada destes imóveis.

Em razão do grande volume de água verificado durante o temporal, a Secretaria Municipal de Obras programou para hoje o reforço da limpeza dos bueiros em algumas vias do Centro, de Campos Elíseos e da região do bairro Liberdade.

A conservação dos bueiros já é feita de forma permanente ao longo do ano pela Prefeitura, mas devido à grande quantidade de lixo gerada pelo temporal de ontem, os operários encarregados do serviço estão retornando aos locais mais críticos visando realizar a desobstrução.

Segundo a Defesa Civil da Prefeitura, no final da tarde desta terça-feira, choveu no Município, no período de duas horas, o equivalente a quantidade de chuva para um dia inteiro, o que causou outros transtornos, entre eles a queda parcial de muro de contenção que estava sendo construído pela Prefeitura em um córrego próximo ao Asilo Nicolino Gulhot, no Parque Ipiranga (foto), e o deslizamento de terras em barrancos na área da Vila Vicentina.

Por volta das 14 horas de hoje, operários da Defesa Civil foram deslocados para a Rua Prefeito Clodomiro Maia com o objetivo de reforçar a proteção em alguns barrancos onde há riscos de novos deslizamentos. A Rua Clodomiro Maia também se localiza na Vila Vicentina.

Marco Resende explica que o imóvel alagado no Surubi é uma casa de apenas dois cômodos, localizado às margens da Avenida Rodolfo Anecchino, próximo ao campo de futebol, que fica abaixo do nível da rua. No momento da chuva, não havia nenhuma pessoa na residência.

Nas imediações deste local, a Prefeitura já vem realizando obras de canalização de um córrego visando reduzir os riscos de incidentes.

- Já estamos atuando de forma conjunta com as secretarias municipais de Obras e de Serviços Públicos no sentido de realizar imediatamente o reforço da limpeza dos bueiros nos pontos mais atingidos pelas chuvas. A retirada de lixo dos bueiros ocorre de forma permanente, existindo, inclusive, uma empresa contratada para cuidar especificamente desta questão, mas devido aos grandes volumes de chuvas, precisamos reforçar este serviço nas áreas mais afetadas. Isso porque o lixo trazido pela água da chuva, como folhas de árvores e terra, costuma cair nestas caixas – disse o diretor da Defesa Civil, acrescentando que entre os locais definidos para a realização desta ação emergencial nesta quarta-feira estavam as vias localizadas nas imediações do Terminal Rodoviário do Centro da cidade.

Diante da possibilidade de novas chuvas fortes, a Defesa Civil do Município reforçou o esquema de prontidão. As chamadas de emergência poderão ser feitas pelo telefone 199, a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, técnicos do órgão já estão retornando aos locais que durante o ano foram vistoriados pela Prefeitura e considerados pontos de risco, muitos deles localizados em bairros da área central do Município, como Vila Vicentina, Santo Amaro, Alto dos Passos, Surubi e região do Lavapés. Uma ação integrada entre todas as secretarias municipais também já está articulada para atender eventuais casos de emergência.

Palavras chaves: CHUVA