Superintendência de Defesa Civil

11/08/2011

Defesa Civil recebe novos equipamentos para prevenção contra chuvas

Pilares de pontes no Rio Paraíba receberão serviços de limpeza nesta terça-feira

Defesa Civil recebe novos equipamentos para prevenção contra chuvas

A Prefeitura investiu este mês mais de R$ 60 mil na compra de novos equipamentos (foto)para a Defesa Civil do Município. O objetivo desta medida foi equipar o órgão antes do período considerado crítico para as chuvas, que normalmente começa a partir de outubro.

Entre os novos equipamentos comprados estão um bote para a remoção de moradores de áreas de enchentes e ainda em ações no Rio Paraíba do Sul, como a que será iniciada na próxima terça-feira, dia 16, quando a Defesa Civil percorrerá trechos do rio para fazer a limpeza dos pilares das pontes.

Além do bote, foram adquiridos também material de resgate, como cintos, capacetes, cordas, maca e colares cervicais para atendimento a vítimas de acidentes, escada de seis metros, serras para corte de árvores, serra para corte de vergalhões, rádios transmissores e outros materiais de ferro.

A Estação Meteorológica – outra aquisição feita recentemente pela Prefeitura para a Defesa Civil – foi instalada no Centro Administrativo para acompanhar, 24 horas por dia, a umidade relativa do ar, temperatura, velocidade e direção do vento.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel Marco Antônio de Resende Passos, outros dois equipamentos adquiridos que irão auxiliar diretamente a atuação dos agentes foram um gerador e uma bomba submersa.

O gerador, de acordo com o coronel Resende, vai garantir a iluminação quando os locais em que estiverem prestando atendimento e socorro ficarem sem energia elétrica. Já a bomba, com vazão de dois mil litros de água por hora, será utilizada para o esvaziamento de locais inundados.

- Nunca se investiu tanto na Defesa Civil. Estes investimentos foram realizados não só para melhorar as condições de atendimento do órgão, mas para atender cada vez melhor a população. Agora passamos a ter equipamentos que a Defesa Civil de Resende nunca teve. É um ganho muito grande para trabalharmos, principalmente na prevenção - salientou o coordenador.

Já a estação meteorológica permitirá à Defesa Civil um ganho de uma hora no tempo de resposta com relação às previsões da estação  do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), instalada na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).

- Nós sempre utilizávamos as informações da estação da AMAN, que eram acessadas via internet. Com nossa própria estação, este tempo de resposta diminui, dando-nos condições para agirmos com mais agilidade, - explicou o coronel Resende, destacando que a estação emitirá um alerta sempre que a quantidade de chuvas na cidade atingir 50 milímetros.

Os dados da estação, que é automática e utiliza bateria solar,  são transmitidos para um painel digital dentro da Defesa Civil, com informações da quantidade de chuvas, umidade relativa do ar, temperatura, velocidade e direção do vento. Dentro de alguns dias o órgão também passará a gerar gráficos e relatórios com base nos dados da estação.

O coronel aguarda apenas a instalação de um software para iniciar este serviço.

Palavras chaves: MAIS INVESTIMENTOS