° Minº Max

Superintendência de Defesa Civil

07/03/2012

Defesa Civil realiza treinamento sobre sistema de alarme

Capacitação tem como objetivo agilizar atendimento durante a ocorrência de desastres naturais

Defesa Civil realiza treinamento sobre sistema de alarme

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Diretoria de Defesa Civil, realiza nesta quinta-feira, dia 08, o Iº Curso de Capacitação para o Sistema de Alerta e Alarme. Através deste curso, agentes comunitários de bairros e distritos da cidade vão ser preparados para atuar em apoio à Defesa Civil no atendimento a casos de desastres naturais, como enchentes, deslizamento de encostas, queda de barreiras e transbordamentos de mananciais, entre outros episódios. O encontro acontecerá no auditório do Sindicato Rural do Município, a partir de 13 horas.
A capacitação é direcionada a um segmento da população formado por representantes das administrações regionais da Prefeitura e líderes comunitários da cidade. O treinamento estará sob a responsabilidade do diretor da Defesa Civil do Município, Lindomar Miranda, que falará sobre as ações a serem feitas quando o sistema de alerta e alarme estiver implementado. O curso terá também noções de Primeiros Socorros. Neste caso, os ensinamentos vão ser transmitidos pelo cabo do Corpo de Bombeiros do Município, Claudemir Paulino dos Santos.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, o Sistema de Alerta e Alarme envolve representantes da administração pública, de segmentos organizados da sociedade e das entidades comunitárias. A existência de situações de riscos nos bairros também será destacada durante a capacitação.
- Os agentes vão aprender, por exemplo, a identificar riscos geológicos que podem provocar deslizamentos de encostas, além de riscos hidrológicos, dentre outros situações que podem resultar em desastres. Estaremos também passando aos agentes os procedimentos que devem ser percorridos na retirada de famílias em áreas de risco – explica Miranda.
Segundo o diretor da Defesa Civil, em Resende o risco mais comum mapeado pelo órgão é o deslizamento de encosta. Dos 118 bairros existentes no Município, 15 possuem áreas com riscos de deslizamentos, totalizando 158 residências catalogadas e 518 moradores relacionados. Em janeiro, técnicos da Defesa Civil, agentes da Guarda Municipal e líderes comunitários participaram do primeiro treinamento promovido pela Prefeitura visando à capacitação sobre como agir em ocorrências de desastres naturais (foto).

Palavras chaves: SOCORRO IMEDIATO