Superintendência de Defesa Civil

08/11/2013

Defesa Civil realiza simulado de preparação para riscos geológicos

Atividade consiste em exercícios que simulam evacuação do local devido a fortes chuvas

Defesa Civil realiza simulado de preparação para riscos geológicos

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Defesa Civil, realiza, na próxima terça-feira, dia 12, o primeiro simulado de preparação para riscos geológicos. O exercício que testará a efetividade de comunicação do sistema será realizado na Rua Rodolfo Anechino, em frente ao campo de futebol do bairro Surubi, das 8 horas ao meio-dia.

- Essa simulação tem o objetivo de observar a efetividade do sistema de alerta, monitorar quanto tempo se dá a chegada no local dos agentes envolvidos - comenta o diretor da Defesa Civil, Atanagildo Oliveira.

A comunidade está sendo convidada a participar do exercício, que vai simular a situação de evacuação do local, devido a fortes chuvas. "Vamos fazer todo o trabalho em forma de teste, sem a necessidade do morador sair efetivamente de sua casa, mas sim, verificar a comunicação e o tempo que levaria para todos serem informados e iniciarem a saída para abrigos ou locais mais seguros", explica Atanagildo.

Conforme explica a Defesa Civil, o alerta de teste será emitido às 8 horas, e contará com a participação de órgãos como Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Guarda Municipal e das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Habitação e Regularização Fundiária, Serviços Públicos, dentre outras. "O simulado será uma oportunidade do morador conhecer de perto como funciona o sistema de alerta da Defesa Civil do Município", diz o diretor.

O trabalho feito pela Defesa Civil em casos de riscos geológicos é realizado o ano todo, com o monitoramento, acompanhamento e orientação dos moradores das 35 áreas consideradas de risco no Município.

- Através deste trabalho, aliado ao recebimento diário do boletim meteorológico do Governo do Estado, o sistema de alerta é acionado, e vamos aos locais de risco, agindo de forma preventiva - comenta o diretor Atanagildo.

Palavras chaves: PREVENÇÃO