Obras e Serviços Públicos

Moradores aprendem sobre funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme

Defesa Civil realiza segunda etapa do curso de prevenção às chuvas

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Defesa Civil, vai iniciar em outubro a segunda etapa do Curso de Capacitação para o Sistema de Alerta e Alarme, implantado em abril deste ano. O objetivo é preparar lideranças comunitárias e administradores regionais para atuar em apoio à Defesa Civil nos atendimentos a casos de enchentes, deslizamentos de encostas, quedas de barreiras, transbordamentos de mananciais, entre outros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Lindomar Miranda, a capacitação é uma determinação da Defesa Civil do Estado, com a finalidade de implantar ações de prevenção nas comunidades. Durante o curso os participantes aprendem a identificar riscos geológicos, que podem provocar deslizamentos de encostas, e riscos hidrológicos, referentes a enchentes; procedimentos para a retirada de famílias em áreas de risco e noções de primeiros socorros.

Eles aprendem ainda sobre o funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme, que consiste no monitoramento das condições climáticas através da Estação Meteorológica do município e do SIMERJ (Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro).

- A partir dos dados captados por esses dois sistemas, enviamos mensagens de texto para os celulares de lideranças comunitárias cadastradas, alertando sobre as condições climáticas e os riscos de fortes chuvas - explica o diretor da Defesa Civil.

Cada curso tem duração de três horas e é realizado em espaços cedidos pelas comunidades. Nesta segunda etapa, que será realizada de outubro a dezembro de 2012, a previsão é de que sejam capacitados moradores dos bairros Fazenda da Barra I, II e III, Morada do Sol, Paraíso, Morro do Cruzeiro, Cabral, Castelo Branco, Alambari, Cidade Alegria, Alegria Velha, Jardim Primavera, Jardim Alegria, Nova Alegria, Boa Vista, Casa da Lua, Mirante das Agulhas, Mirante da Serra, Morada do Contorno, Jardim Aliança, São Caetano, Bulhões, Surubi, Santo Amaro, Vicentina, Lavapés, Vila Moderna, Tangará, Ipiranga, Jardim Brasília, Nova Liberdade, Manejo, Alvorada, Santa Cecília, Vila Santa Isabel e Jardim Jalisco.

Na primeira etapa, a Defesa Civil capacitou mais de 100 moradores de Visconde de Mauá, Engenheiro Passos, Capelinha, Fumaça e Vargem Grande. Nessas regiões, os líderes comunitários já estão colocando em prática o Sistema de Alerta e Alarme.

Palavras chaves: DEFESA CIVIL