Assistência Social e Direitos Humanos

27/12/2011

Defesa Civil realiza monitoramento no Rio Sesmarias

Prefeitura reforça obras de prevenção contra chuvas no manancial

Defesa Civil realiza monitoramento no Rio Sesmarias

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Em razão também das chuvas, técnicos da Defesa Civil da Prefeitura realizaram ontem, segunda-feira, dia 26, um monitoramento no nível da água do Rio Sesmarias. O manancial é considerado um dos pontos críticos da cidade na época das chuvas fortes. Segundo o diretor do órgão, Marco Antônio Resende, o monitoramento no rio vem sendo feito de forma permanente. Em 2010, o manancial transbordou duas vezes devido à ocorrência de temporais no município paulista de São José do Barreiro, onde se localiza a nascente do manancial. Desde novembro, a Prefeitura realiza obras de prevenção contra chuvas no Rio Sesmarias visando diminuir os riscos de transtornos nesta época do ano. Entre os serviços em andamento estão a construção de muros de contenção (foto) nos bairros Parque Ipiranga, Barbosa Lima e Jardim Brasília, além da limpeza da margem direita do Rio Paraíba do Sul, que foi concluída recentemente. A última etapa será a limpeza do leito em todo o trecho do rio que passa por Resende, desde o Parque Ipiranga até a foz com o Paraíba do Sul, próximo à agência do INSS, no Centro. - Normalmente, os problemas no Rio Sesmarias ocorrem sempre quando há chuvas fortes em São José do Barreiro, onde se localiza a nascente deste manancial. Por isso, estamos em contato permanente com a Prefeitura daquele município visando saber com antecedência a possibilidade de chuvas fortes na cidade paulista. A partir disso, teremos como agir rápido e orientar as famílias residentes nos bairros cortados pelo rio em Resende, adotando também outras medidas que se fizerem necessárias – disse o diretor da Defesa Civil. A Defesa Civil da Prefeitura de Resende está trabalhando em regime de prontidão. A chuva que caiu entre a noite desta segunda-feira e a madrugada de hoje, terça-feira, não causou incidentes graves, mas o órgão já tem informações de que vai continuar chovendo pelo menos até o próximo domingo, dia 01 de janeiro, o que reforça o estado de alerta. Técnicos do órgão estiveram ontem na Estrada Parque de Mauá, onde ocorreram deslizamentos de barreira, mas o tráfego na localidade já foi liberado pelo DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagens do Estado do Rio de Janeiro). No final da noite de ontem, os técnicos foram acionados para verificar a informação de que um deslizamento teria acontecido na região do Alto dos Passos. Eles foram ao local, mas a notícia não foi confirmada. As informações sobre a previsão do tempo são acompanhadas pela Prefeitura junto ao INPC (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Os contatos com a Defesa Civil do Município podem ser feitos pelo telefone 199 ou 3354-5099.
Palavras chaves: MUROS DE CONTENÇÃO