Superintendência de Defesa Civil

23/11/2012

Defesa Civil realiza curso de prevenção às chuvas nas comunidades

Objetivo é capacitar moradores para auxiliar Prefeitura no trabalho de monitoramento de áreas de risco

Defesa Civil realiza curso de prevenção às chuvas nas comunidades

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil promoverá na semana que vem mais duas reuniões do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDECs). Esses núcleos tem o objetivo de capacitar os moradores para agirem em situações de emergência nos casos de riscos de deslizamentos de encostas ou enchentes durante as chuvas. No dia 26 de novembro, a reunião acontece no bairro Tangará. No dia seguinte, os técnicos da Defesa Civil se reunirão com os moradores do bairro Surubi. As duas reuniões estão marcadas para começar às 19 horas.

Segundo Lindomar Miranda, diretor da Defesa Civil de Resende, os NUDECs são formados por voluntários e moradores da comunidade que recebem uma capacitação específica dos técnicos da Defesa Civil. As palestras, realizadas frequentemente nos bairros catalogados com algum tipo de risco, são divididas em dois módulos: Sistema de Alerta/ Alarme e Noções Básicas de Defesa Civil. Podem participar voluntários com idade acima de 16 anos. O curso oferece uma apostila e um certificado de conclusão. A proposta é de que ao final do encontro os participantes tenham conhecimento e condições de tomar decisões importantes em situações de emergência.

De acordo com Miranda, o caráter preventivo dos NUDECS é importante, pois a cidade precisa estar preparada para evitar prováveis problemas, reduzindo dessa maneira os riscos de perdas materiais e humanas.

- Ninguém melhor do que os próprios moradores para monitorar o bairro em que vivem. Por meio dos NUDECs, eles auxiliam o trabalho da Prefeitura de mapeamento das áreas de risco e na realização de ações preventivas visando diminuir os riscos de transtornos, muito comuns no período das chuvas fortes - afirmou.

DEFESA CIVIL REALIZA CORTE DE ÁRVORES EM VIAS PÚBLICAS

Na última sexta-feira, dia 16, a Defesa Civil de Resende recebeu um chamado de emergência para fazer a retirada de uma árvore que caiu sobre os fios de alta tensão na Rua Hostílio de Souza, na Itapuca. A queda da árvore ocasionou a interrupção da energia no bairro durante algumas horas.

O diretor da Defesa Civil, Lindomar Miranda, destaca que nesta época do ano é comum a queda de árvores devido às fortes chuvas. Ele explica que o órgão só atua na poda ou corte de árvores que estejam situadas em vias públicas que já tenham caído ou que estejam na iminência de queda e que traga risco à população. O serviço pode ser solicitado pelo número 199.

Miranda frisa que nos casos em que a árvore está dentro de propriedade particular, o serviço de corte deve ser executado pelo proprietário, que deve contratar uma empresa especializada. Antes de efetuar o corte, porém, o proprietário deve abrir na AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende) um processo para a autorização.

- Em alguns casos identificamos que a árvore está podre com tendência de queda e, preventivamente, promovemos o seu corte para evitar o risco de queda sobre pessoas ou veículos. Pedimos que a população nos ajude neste serviço nos informando sobre árvores em vias públicas que ameaçam cair, para que possamos agir antes que ocorra um acidente - pede o coordenador.

Palavras chaves: DEFESA CIVIL