Assistência Social e Direitos Humanos

Atividades incluem passeio de barco e visita ao Parque Nacional de Itatiaia

Defesa Civil realiza Colônia de Férias para adolescentes do Projovem

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Adolescentes atendidos pelo Projovem, programa coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, participarão de atividades diferentes nestas férias de inverno em Resende. A Prefeitura, através da Defesa Civil, está oferecendo para 75 jovens, com idade entre 15 e 17 anos, uma colônia de férias com atividades saudáveis, divertidas e educativas que preencherão o tempo livre dos jovens.

De acordo com o diretor Geral da Defesa Civil, Lindomar Miranda, serão cinco dias de atividades variadas, das 13 às 17 horas, incluindo prática esportiva, palestras e passeios educativos, além de aulas sobre a Defesa Civil, educação ambiental, ações preventivas, acidentes domiciliares (gás de cozinha), queimaduras, produtos químicos, primeiros socorros, noções de civismo e cidadania.

- Nosso objetivo também é transmitir a eles conhecimentos básicos em prevenção e preparação em caso de acidentes, apresentando suas características e perigos, formando agentes mirins que se tornarão multiplicadores destas lições em suas comunidades - afirmou Lindomar.

Os adolescentes aprenderão ainda sobre aspectos físicos e geográficos dos rios e cachoeiras; ações preventivas, cuidados de emergência e recreação. As atividades oferecidas pela Defesa Civil começam na segunda-feira, dia 23, com visita ao Grupamento do Corpo de Bombeiros. Na terça-feira, dia 24, os adolescentes vão passar o dia no Parque Nacional do Itatiaia, onde visitarão o museu e participarão de uma caminhada ecológica.

Haverá também um passeio de barco no rio Paraíba do Sul, na quarta-feira, dia 25, quando os jovens aprenderão sobre preservação do meio ambiente, visualizarão construções em áreas de risco, aprendendo a identificá-las, e os problemas causados pelo esgoto e lixo jogado nas encostas do rio. Já na quinta-feira, dia 26, está prevista uma visita à montadora de veículos MAN Latin America, e o encerramento, na sexta-feira, dia 27, terá uma formatura e entrega de certificados para os participantes.

- A colônia de férias será uma maneira de mostrarmos aos jovens como eles podem aproveitar o tempo vago fazendo coisas boas para o bem deles próprios e do próximo. Além disso, priorizamos realizar atividades em Resende e Itatiaia, como forma de difundir e valorizar os pontos turísticos e belezas de nossa cidade e região - destacou.

A Colônia de Férias do Projovem começou na última segunda-feira, dia 16, e contou com piquenique em Visconde de Mauá, apresentação de quadrilha, palestras e filmes. No dia 2 de agosto, as atividades serão finalizadas com um passeio cultural à cidade de Vassouras.

Recreio nas Férias - As inscrições para o Programa Recreio nas Férias ainda estão abertas. São oferecidas 1.200 vagas para crianças e adolescentes com idade entre seis e 12 anos, que participarão de diversas atividades de lazer, esporte e cultura, de 23 a 27 de julho, em seis polos espalhados pela cidade.

As inscrições podem ser feitas até o preenchimento de todas as vagas disponibilizadas, que são de 200 vagas para cada polo. Para isso, os pais devem comparecer no local e preencher a ficha de inscrição, anexando uma cópia da certidão de nascimento.

Os polos funcionam na Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria), no Parque Paraíso (Paraíso), no Parque Tobogã (Alvorada); na Escola Municipal Júlio Verne (bairro Vicentina), na E.M. Esther Politi (Fazenda da Barra I) e na E.M. Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos).

Palavras chaves: EVENTOS