Superintendência de Defesa Civil

Documento prevê ações em casos de Inundações e Desabamentos

Defesa Civil: Prefeitura apresenta Plano de Contingência

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan apresentou no final da manhã desta terça-feira, dia 3, o novo Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, para riscos de Inundações Bruscas ou Alagamentos, e de Riscos Geológicos. Os planos têm como meta prioritária preparar ações para atuar rapidamente nos locais de risco, realizando dessa maneira uma assistência imediata às famílias desabrigadas ou desalojadas.

- O Plano tem o objetivo de orientar a população a como proceder em casos de emergência, quais os setores devem ser acionados e a função de cada um. A colaboração da comunidade é fundamental - afirmou Rechuan.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Atanagildo Oliveira, desde 2010, o Município conta com Plano de Contingência a Emergências, que desta vez foi ampliado e dividido em dois casos, sendo que ambos têm como finalidade coordenar, organizar e facilitar as ações dos órgãos públicos e privados, antes, durante e depois de desastres naturais.

- A Prefeitura tem um esquema de trabalho preparado para esta época do ano, com o objetivo de minimizar os problemas causados pelos desastres naturais. Também contamos com a parceria importante do Governo do Estado, que sempre coloca à disposição materiais para o atendimento às famílias - comenta o diretor da Defesa Civil.

Segundo levantamento feito pelo setor, o Município conta com 27 áreas consideradas de risco de alagamento e 35 pontos de risco geológico (desabamento), sendo que todos são acompanhados constantemente pela Defesa Civil.

- Com a chegada do período das chuvas, estamos nos preparando para que sejam mobilizados, em caso de emergência, todos os órgãos envolvidos no Plano para atuar no atendimento às famílias atingidas - diz Atanagildo.

Os Planos de Contingência a Emergências reúnem diversos setores da Prefeitura para que o trabalho de prevenção e atendimento à população ocorra de forma integrada. Fazem parte do plano todas as secretarias municipais, superintendências e departamentos da Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Obras, onde a Defesa Civil é vinculada, e ao Gabinete do Prefeito.

- Em caso de qualquer problema, estamos com o telefone 199 à disposição 24 horas todos os dias da semana, incluindo sábado, domingo e feriado. Trabalhamos de forma preventiva com o objetivo de evitar problemas, mas neste período do ano temos que redobrar a atenção - destaca Atanagildo.

FUNÇÕES DOS SETORES - Em casos de enchentes ou riscos geológicos, os Planos preveem as ações a serem realizadas por cada setor da administração municipal e entidades parceiras. A Secretaria de Obras, por exemplo, fica a cargo de apoiar a Defesa Civil nas vistorias de emergência, interditando os locais quando necessário, além de proceder demolições, limpeza e remoções que forem necessárias para desobstruções de áreas.

Já a Secretaria de Saúde ficará responsável, dentre outras coisas, por dar apoio imediato às ações, prestando socorro médico e hospitalar de urgência às vítimas, inclusive com equipes deslocadas para área atingida; providenciar e orientar, quando necessária, a desinfecção das áreas atingidas; e executar medidas médica-sanitárias (vacinas), em face de possíveis surtos epidêmicos.

Pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, está prevista a promoção da triagem e cadastramento das famílias atingidas; a garantia de Aluguel Social para famílias desabrigadas de áreas atingidas; além de providenciar alimentação e abrigo para pessoas que não disponham de tais recursos.

- A equipe da Assistência Social também estará de plantão. Já temos um estoque de colchões, água potável e material de limpeza - adiantou o secretário da pasta, Alfredo de Oliveira.

Já o comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Resende, Marco Antônio Resende, explicou que a corporação atua na fase de socorro às vítimas, no resgate, e que também está de prontidão, pelo telefone 193.

PREPARAÇÃO - No inicio de novembro, a Defesa Civil realizou o primeiro simulado de preparação para riscos geológicos, previsto no Plano de Contingência. O exercício testou a efetividade de comunicação do sistema das equipes.

- O simulado foi uma oportunidade do morador conhecer de perto como funciona o sistema de alerta da Defesa Civil do Município e também para a equipe colocar em prática o que está previsto na teoria, o que foi cumprido com muito sucesso - diz o diretor.

O Plano agora será apresentado para as Associações de Moradores nesta quinta-feira, dia 5, às 15h, na Casa dos Conselhos.

Palavras chaves: DEFESA CIVIL