29/08/2011

Defesa Civil e AMAR iniciam operação especial às margens do Rio Paraíba

Medida tem como objetivo diminuir riscos de transtornos na época da chuva

Defesa Civil e AMAR iniciam operação especial às margens do Rio Paraíba

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Defesa Civil do Município e a AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende) iniciaram este mês uma operação especial de fiscalização para coibir o despejo de lixo nas margens do Rio Paraíba do Sul. Inicialmente, o trabalho tem como objetivo orientar os moradores das áreas ribeirinhas quanto aos riscos do despejo destes materiais para o meio ambiente, a segurança e a saúde das famílias residentes nestes locais, já que o lixo acumulado pode atrair animais como ratos e escorpiões, além de contribuir para a ocorrência de transtornos no período das chuvas. O acúmulo de lixo às margens de mananciais é considerado um dos motivos que provocam transbordamentos e inundações.

Recentemente, agentes da Defesa Civil e um fiscal da AMAR iniciaram a operação por um trecho de cerca de um quilômetro localizado às margens do bairro Vila Araújo, próximo à Igreja de São Sebastião (Campos Elíseos), onde já foram identificados, numa avaliação preliminar, vários pontos de despejo de lixo, entulhos e até móveis velhos. Os agentes percorreram as margens com o bote motorizado adquirido recentemente pela Prefeitura para dar suporte aos trabalhos do órgão em períodos de chuva (foto) e auxiliar outros setores da administração municipal em suas ações.

- Aproveitando o apoio deste novo equipamento da Defesa Civil, vamos verificar a situação em que os moradores estão jogando lixo nestas margens e também poderemos verificar se está ocorrendo ocupações irregulares recentes, uma vez que a Lei Federal determina um distanciamento de cem metros dos rios para o caso de qualquer tipo de construção - explicou o diretor técnico da AMAR, Luiz Roberto Andrade e Souza.

O coordenador da Defesa Civil, coronel Marco Antônio de Resende Passos, explicou que em princípio os agentes irão identificar os locais onde há acúmulo de lixo e o responsável pelas residências ou terrenos envolvidos.

- Vamos fotografar as incidências e gerar um relatório para a AMAR, que será o órgão responsável pela notificação do infrator. Acreditamos que dentro de um prazo de um mês tenhamos concluído os trabalhos neste trecho do rio e a partir daí a Agência de Meio Ambiente orientará os novos locais onde a ação deverá ser realizada, - explicou o coronel.

Segundo o diretor técnico da AMAR, a intenção inicial não é multar os infratores, mas sim conscientizá-los dos riscos, levando-os a manter seus terrenos limpos. Após a notificação, eles receberão um prazo, que será estipulado de acordo com o caso, para que a limpeza seja feita. Somente em caso de resistência do infrator é que o órgão poderá emitir multa, que neste caso pode chegar a R$ 700,00.

Além do apoio na atuação da AMAR, a Defesa Civil também atuará em parceria com a SANEAR (Agência de Saneamento de Resende) na limpeza dos pilares das três pontes sobre o Rio Paraíba do Sul. Os trabalhos terão início nesta terça-feira, dia 01 de setembro, a partir das 8 horas, com o objetivo de retirar galhos ou outros objetos que possam represar água juntos aos pilares e, em caso de chuva ou cheia do rio, causar o transbordamento da água para a via pública.

Palavras chaves: PREVENÇÃO