Superintendência de Defesa Civil

07/11/2014

Defesa Civil de Resende realiza simulado de desastres naturais no Surubi

Exercício vai simular a evacuação do local em situações de emergência

Defesa Civil de Resende realiza simulado de desastres naturais no Surubi

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Defesa Civil, realiza na próxima segunda-feira, dia 10, um simulado do Plano de Contingência do município. A ação vai acontecer na Rua Rodolfo Anechino, em frente ao campo de futebol do bairro Surubi, das 8h ao meio-dia.

O exercício vai simular a evacuação do local em situações de emergência, como queda de barreiras e alagamentos provocados por temporais e outros incidentes.

- Vamos simular situações reais, de socorro a vítimas feridas e também de dificuldades enfrentadas com famílias que se recusam a sair do local de risco - comenta o diretor da Defesa Civil, Atanagildo Oliveira.

Segundo a Defesa Civil, para avisar e convidar a comunidade local para participar da ação o órgão contou com a ajuda da Secretaria de Relações Comunitárias. Também vão participar do simulado a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a Guarda Municipal, a Polícia Militar e as Secretarias de Saúde, de Assistência Social e Direitos Humanos, de Governo, de Educação e de Esportes, Superintendência de Transporte, entre outros órgãos.

- Diferentemente do ano passado, na simulação deste ano vamos retirar as famílias das residências e realizar, inclusive, uma tentativa de invasão no Centro de Operações (COP), que será montado no local. Queremos deixar tanto os agentes da Defesa Civil quanto os moradores preparados para conduzir com tranquilidade uma situação de emergência - diz o diretor, explicando que o Centro de Operações (COP) é montado durante as situações de emergência para coordenar as ações, e pode sofrer uma tentativa de invasão por parte de moradores.

O trabalho da Defesa Civil em casos de riscos geológicos é realizado durante todo o ano com monitoramento, acompanhamento e orientação dos moradores das 34 áreas consideradas de risco no município.

Palavras chaves: PREVENÇÃO