Superintendência de Defesa Civil
26/02/2022
DEFESA CIVIL DE RESENDE PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE EMERGÊNCIAS NUCLEARES COM AUTORIDADES MÁXIMAS DO PAÍS
Encontro ordinário do Comitê de Planejamento e Resposta de Emergências Nucleares contou com apresentação da equipe de Resende
Crédito: Divulgação/PMR
Nos últimos dias 22 e 23 de fevereiro, a Defesa Civil de Resende teve participação na reunião ordinária do COPREN (Comitê de Planejamento e Resposta de Emergências Nucleares), que tratou de pautas pertinentes às medidas de segurança relacionadas a eventuais acidentes e incidentes relacionadas ao manuseio de energia nuclear.
A reunião, realizada periodicamente, aconteceu na sede da INB (Indústrias Nucleares do Brasil) no Rio de Janeiro, mas com participações e transmissão online. Como referência em Defesas Civis na região, Resende conta com representante fixo no colegiado do comitê. Nesta edição do encontro, os profissionais de Resende tiveram a oportunidade de fazer uma apresentação sobre as metodologias estudadas e aplicadas no município.
Estavam presentes na reunião o Diretor Nacional do Sistema de Proteção Nuclear, representante do Ministério da Defesa, representante da Aeronáutica, representante da Marinha do Brasil, representantes da Agência Brasileira de Inteligência- ABIN, representantes do IBAMA, representante da Polícia Federal, representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República - GSI, representantes da Defesa Civil Nacional, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
- É sempre de grande importância participar de eventos e discussões que tangem a segurança da população através de medidas preventivas e emergenciais. A Defesa Civil de Resende é uma referência e adota a postura de se aprimorar e atualizar todos os dias para estar sempre pronta para diversos tipos de ocorrência. Na reunião do COPREN estamos lado a lado com as maiores autoridades do país neste segmento e nesta edição, pela primeira vez, tivemos o espaço para falar um pouco do trabalho desenvolvido em Resende. Isso nos motiva muito a continuar melhorando – comentou o diretor da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano.
Palavras chaves: Emergências Nucleares