Superintendência de Defesa Civil

30/09/2021

DEFESA CIVIL DE RESENDE PARTICIPA DE CURSO DE CONDUTOR DE EMBARCAÇÕES PELA MARINHA DO BRASIL

Capacitação, que visa reduzir riscos e desastres naturais no município, será realizada até esta quinta-feira, dia 30 de setembro

Crédito: Divulgação PMR

Pela primeira vez, a Prefeitura de Resende, por meio da Diretoria-Geral da Defesa Civil do Município, participará até esta quinta-feira, dia 30 de setembro, do Curso de Condutor de Embarcações pela Marinha do Brasil. A capacitação, que visa reduzir riscos e desastres naturais no município, começou nesta segunda-feira, dia 27 de setembro. As atividades teóricas e o treinamento são desenvolvidos pela Comitiva da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro.

Além da equipe da Defesa Civil, também participam agentes do 23º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), com sede em Resende, entre outros convidados. Nos quatro dias de curso, os 27 participantes cumprirão atividades entre 7h30 e 17h, exceto no dia 30, que terminará ao meio-dia, de acordo com o planejamento ETSP (Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público).

Entre 8h e meio-dia de segunda-feira, dia 27 de setembro, foi realizado treinamento de resgate e primeiros socorros no Clube Náutico da Represa do Funil. Das 13h às 17h, houve aula teórica sobre Introdução do Curso, Nomenclatura da Embarcação e Legislação, no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em Resende. Nesta terça-feira, dia 28, o cronograma contemplou aulas de conhecimentos relacionados aos seguintes temas no auditório do Senac: Manobras de Embarcação; Estabilidade; Navegação; Meteorologia; Comunicações; e Motores. Nesta quarta-feira, dia 29, o curso foi destinado integralmente às aulas práticas. Nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, haverá prova teórica e encerramento das atividades no Rio Paraíba do Sul e na Represa do Funil.

O diretor-geral da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano da Silva, destacou que o curso de capacitação faz parte da política de aperfeiçoamento profissional e ações preventivas incentivadas na atual gestão do prefeito Diogo Balieiro Diniz.

— Graças à atual gestão, que implantou diversas melhorias na estrutura organizacional da Defesa Civil, conseguimos pleitear mais este curso para o quadro de agentes da Defesa Civil do Município, que ficará preparado tecnicamente para atuar em casos de emergência e calamidades públicas e, principalmente, com ações preventivas. Este treinamento é pioneiro na cidade. É sempre importante investir em cursos de capacitação profissional e reciclagem para o nosso setor, que busca atender as demandas da região e prevenir orientando a população e colocando em prática medidas que minimizam os riscos provocados por desastres naturais como inundações e deslizamentos de terra, entre outros. O objetivo deste curso ministrado pela Marinha do Brasil é qualificar tripulantes e condutores devidamente habilitados, que vão realizar trabalhos de salvamento e resgate em situações adversas. A equipe da Defesa Civil já atua preventivamente com o mapeamento de áreas de risco e o acompanhamento meteorológico – frisa.

Este ano, a Defesa Civil de Resende instalou pluviômetros manuais na cidade, visando otimizar o sistema de monitoramento meteorológico e hidrológico. Os recursos foram doados pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que firmou a parceira com o município no ano passado. Em novembro do ano passado, foram instaladas seis réguas linimétricas, também conhecidas como escalas. A implantação das réguas ocorreu às margens dos rios, sendo duas no Rio Alambari e quatro no Rio Paraíba do Sul. Os equipamentos, entregues pelo Inea, ajudam a evitar grandes transtornos em possíveis inundações, no controle das áreas consideradas de risco, dentre outros benefícios.

Desde o início de janeiro de 2020, a Defesa Civil vem publicando o Boletim de Proteção e Defesa Civil, com dados sobre a previsão meteorológica para as próximas 24 horas, ocorrências de destaque e monitoramento dos rios e níveis pluviométricos. Para acessar os últimos boletins no site oficial da Prefeitura de Resende, confira o passo a passo: www.resende.rj.gov.br > Menu > Órgãos e Secretarias > Diretoria-Geral de Defesa Civil (DGDC) > Mais > Boletins. O boletim reúne informações pesquisadas nos sites do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Inea, Climatempo e CPTec/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – Instituto de Pesquisas Espaciais).

Palavras chaves: Defesa Civil De Resende, Curso De Condutor De Embarcações, Capacitação, Marinha Do Brasil