Superintendência de Defesa Civil

10/08/2023

DEFESA CIVIL DE RESENDE INSTALA CÂMERAS NO RIO PIRAPETINGA

Ação busca monitorar o comportamento do nível do Rio em tempo real e tomar as medidas necessárias, em casos de alertas ou alarmes

DEFESA CIVIL DE RESENDE INSTALA CÂMERAS NO RIO PIRAPETINGA

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Defesa Civil, concluiu a instalação de câmeras para monitoramento remoto do nível do Rio Pirapetinga. O serviço teve início há algumas semanas e finalizou na última quarta-feira, dia 9.

A ação contou com o apoio das equipes de eletricistas das Secretarias Municipais de Administração e de Obras e Serviços Públicos. Esta é mais uma importante etapa de planejamento para prevenção de desastres e transbordamentos.

Após esta instalação, as equipes realizarão o monitoramento remoto por meio de aplicativo no celular.

-Mais uma etapa do trabalho de prevenção, feito em conjunto, concluída. Assim, conseguimos otimizar o tempo e proporcionar mais segurança para a equipe da Defesa Civil. Com esse trabalho preventivo de monitoramento remoto em tempo real, conseguimos salvar vidas e tomar todas as medidas necessárias em casos de alertas e alarmes - disse o diretor da Defesa Civil, Flávio Germano.

Vale lembrar que no final deste mês de julho, a Defesa Civil também tomou medidas importantes para o monitoramento do Rio Sesmaria. As equipes instalaram câmeras de monitoramento em tempo real no rio, substituíram a régua responsável pelo monitoramento, que é capaz de mensurar com maior precisão e confiabilidade o nível do rio. Além disso, retiraram troncos de árvores que obstruíram a calha do Rio Sesmaria.

Palavras chaves: Defesa Civil; Câmeras