Superintendência de Transporte e Trânsito
01/08/2013
Decreto sobre circulação de ônibus de fretamento tem avaliação positiva
Medidas adotadas contribuíram para redução de congestionamentos no bairro Campos Elíseos
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A administração municipal avaliou como positivos os primeiros trinta dias de implantação do decreto que regulamenta a circulação do transporte coletivo de fretamento de passageiros em Resende. Desde o dia 1º de julho, esses veículos, que na sua maioria transportam funcionários das fábricas localizadas na região, estão proibidos de circular pelo Bairro Campos Elíseos e pelas pontes Tácito Vianna Rodrigues e Miguel Couto Filho, no horário compreendido entre 7h e 22h.
A medida foi adotada com o objetivo de retirar de circulação veículos pesados que contribuíam, em parte, pelos congestionamentos no Centro Comercial. Com o decreto, a saída e entrada da cidade passaram a ser feitas somente pelo Acesso Oeste (via Avenida Francisco Fortes Filho) e pelo Acesso Leste, no Bairro Morada do Castelo, que leva ao Pontilhão do Bairro Surubi.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, dos cerca de 350 ônibus cadastrados para a prestação deste serviço, aproximadamente setenta por cento dos veículos passaram a utilizar o Acesso Oeste que leva aos bairros que formam a região da Grande Alegria.
Segundo o titular da superintendência, Alcides De Carli, a retirada do tráfego de ônibus fretado do Bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade, gerou uma maior agilidade no trânsito nos horários de pico, com a redução dos congestionamentos.
- Tivemos um retorno positivo das empresas que nos relataram que o percurso de ida e volta do Pólo Industrial está sendo feito em menor tempo. Isso está permitindo, por exemplo, aos funcionários das empresas do pólo chegar mais cedo em casa. Além disso, a medida significa ganho de tempo e dinheiro para as empresas de fretamento em relação à economia no consumo de combustível - explica o superintendente.
A Prefeitura vem implementando várias medidas com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos no trânsito de Resende. Também há um mês, entrou em vigor um outro decreto que proíbe a circulação de caminhões pesados de carga e descarga no horário comercial. O decreto proíbe a circulação de veículos com peso acima de quatro toneladas e/ou altura superior a 4,40 metros e/ou comprimento superior a 6,30 metros nos horários entre 11h30 a 13h30 e de 16h30 a 19h30.
Além disso, há cerca de 15 dias, as ruas do Bairro Paraíso, nas proximidades da Rodoviária Graal, passaram por alterações também com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito.
Palavras chaves: TRÂNSITO