24/03/2010

Da criança ao idoso, programas de Saúde Bucal atendem milhares de pessoas na cidade

Confira os serviços na área de odontologia oferecidos pela Prefeitura de Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Estas ações contribuíram de forma direta para que a Prefeitura de Resende conquistasse bons resultados na disputa do Prêmio Brasil Sorridente.

Cárie Zero - o programa beneficia alunos da rede municipal de ensino e creches, além das gestantes atendidas pelo Programa Saúde da Família. Em um ano, o programa já eliminou a cárie em seis escolas.

O atendimento acontece atualmente em 26 escolas municipais, com cerca de seis mil crianças atendidas. O projeto oferece serviços de tratamento odontológico completo, ou seja, atividades educativas na área da saúde bucal, procedimentos de prevenção contra a cárie, tratamento curativo e escovação supervisionada. Além disso, as crianças recebem kit de higiene bucal.

O lançamento do programa aconteceu no dia 18 de março de março do ano passado, durante uma cerimônia realizada na Escola Municipal Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II) - foto.

Programa Pacientes com Necessidades Especiais – Eles são atendidos em três locais: na Sociedade Pestalozzi de Resende, onde acontece o atendimento ambulatorial, no Centro de Especialidades Odontológicos e no Hospital Municipal de Emergência.

Hospital Amigo do Sorriso – atendimento odontológico a pacientes internados no CTI e ambulatórios do Hospital de Emergência, através de visitas, escovações supervisionadas e distribuição de kits odontológicos.

Programa Sorriso Não Tem Idade – Destina-se aos pacientes acamados em casa, que recebem visitas domiciliares do cirurgião dentista, para a realização de próteses. Em 2009, foram mais de 500 consultas e 400 próteses implantadas.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA COMPLETA