29/08/2011

Escola Júlio Verne (Vila Vicentina): um dos locais de realização das aulas

Cursos profissionalizantes para jovens começa em vários bairros da cidade

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, divulgou esta semana o calendário dos cursos profissionalizantes que serão realizados através de uma parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Resende.

Subsidiados pela administração municipal, os cursos atenderão nesta primeira etapa 180 jovens do Município cadastrados em maio durante as quatro edições do Programa Sábado Saudável, que foi realizado em 23 unidades médicas, levando serviços nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social para a população.

Cerca de R$ 182 mil estão sendo investidos pela Prefeitura na realização desta etapa inicial de capacitação, cuja programação começou hoje, segunda-feira, dia 29 de agosto, por meio dos cursos de Práticas de Almoxarifado e Serviços Administrativos. Os jovens inscritos através do Sábado Saudável passaram por uma seleção do SENAC e a partir desta segunda-feira, os 180 primeiros selecionados estão começando seus estudos.

Ao todo, nesta etapa inicial estão sendo oferecidos oito cursos. O curso de Práticas de Almoxarifado acontecerá na Rua Três 73, na Fazenda da Barra II. Já o curso de Serviços Administrativos será realizado na Escola Municipal Júlio Verne (Vila Vicentina) - foto. Os dois cursos, que começaram hoje, reúnem 20 alunos cada, terão uma carga horária total de 100 horas e irão até novembro, todas às segundas e quartas-feiras, das 13h30m às 17h30m.

Nesta terça-feira, dia 30 de agosto, começam as aulas para 20 alunos do curso de Práticas de Almoxarifado, às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30m, também com carga horária de 100 horas, numa sala atrás da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Paraíso). Já os 15 alunos selecionados para o curso de Técnicas de Cozinheiro, terão as aulas realizadas no SENAC, no Jardim Jalisco, às terças e quintas-feiras, das 9 às 12 horas, com duração de cinco meses, totalizando 160 horas.

Com 160 horas de duração, o curso de Costureiro terá duas turmas, com dez alunos cada uma. A primeira turma deste curso inicia suas aulas no dia 12 de setembro, das 13 às 17 horas, às segundas e quartas-feiras, na sede da Associação de Moradores dos bairros Jardim Primavera e Toyota. A segunda turma deste curso começa seus estudos no dia 13, na Rua 3, número 73 (Fazenda da Barra II), onde as aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 8 às 12 horas.

No dia 20 de setembro, 20 jovens estarão iniciando o curso de Técnicas Básicas de Cabeleireiro, às terças e quintas-feiras, das 13 ás 17 horas, no SENAC, durante cinco meses.No mesmo dia, outros 20 alunos iniciam o curso de Design de Sobrancelhas e Maquiagem Básica, cujas aulas acontecerão na Escola Municipal Maria Dulce Chaves (Novo Surubi), às terças e quintas, das 9 às 12 horas, com duração de três meses.

Ainda no dia 20, tem início o curso de Manicure e Pedicure em uma igreja evangélica do bairro Baixada da Olaria, com duração de cinco meses e aulas às terças e quintas, das 13 às 17 horas. O curso de Manicure e Pedicure terá ainda uma segunda turma, com 15 alunos, iniciando as aulas no dia 21 de setembro, também na Escola Municipal Maria Dulce Chaves, quartas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas.

A última turma, de 15 alunos, será formada a partir do dia 26 de setembro, quando se iniciam as aulas do curso de Introdução ao Paisagismo, na Associação de Moradores do Jardim Primavera, às segundas e quartas-feiras, das 8 ás 12 horas, com carga horária total

de 140 horas e duração de quatro meses.

Palavras chaves: PARCERIA DA PREFEITURA COM SENAC