07/10/2013
Cursos profissionalizantes gratuitos estão com inscrições abertas
Interessados devem procurar Sine Resende, em Campos Elíseos
Crédito: Divulgação - SMTR/PMR
Os jovens que buscam oportunidade de qualificação profissional para ocupar uma vaga no mercado de trabalho têm nova alternativa de aprendizagem. A Prefeitura de Resende, através da Secretaria de Trabalho e Renda, via SINE Resende, está com inscrições abertas para formação de turmas nos cursos do programa Projovem Juventude Cidadã. A iniciativa é uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego com o Governo do Estado e a Prefeitura de Resende. O objetivo é estimular a geração de oportunidades de trabalho aos jovens qualificados.
Ao todo, serão 791 vagas nos cursos dos setores de Administração (Estoque, Logística, Marketing, Vendas), Alimentação (Ajudante de Cozinha, Chapista, Copeiro), Construção e Reparos (Bombeiro Hidráulico, Eletricista, Pintura Residencial), Serviços Domiciliares (Auxiliar de Serviços Gerais), Turismo e Hospitalidade (Auxiliar de Recepção, Barman, Camareira, Cumin - Auxiliar de Garçom) e Metalmecânica (Eletricista de Automóvel, Operador de Empilhadeira, Solda Mig-Mag e Solda Tig).
O público-alvo é formado por jovens estudantes entre 18 e 29 anos que estejam desempregados ou trabalhando sem Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), e que comprovem renda de até um salário-mínimo por pessoa na família. Os cursos tem escolaridade mínima pré-requerida que varia do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. No caso específico do curso de Operador de Empilhadeira é exigida ainda a Carteira Nacional de Habilitação na categoria B.
Cada curso tem duração de seis meses, com emissão de certificado de conclusão. Todos os participantes receberão lanche e uniforme, e aqueles com mais de 75% de frequência nas aulas receberão ainda uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100,00.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas no posto do SINE Resende, situado na Rua Gulhot Rodrigues, nº 257, Bairro Comercial, de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h30. Os candidatos precisam apresentar os seguintes documentos no ato de inscrição: original e cópia da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, comprovante de escolaridade; carteira de trabalho original e o número do PIS/NIT se possuir. No caso dos homens, é necessário ainda apresentar o certificado de reservista original.
O Projovem Juventude Cidadã será coordenado em Resende pela entidade executora Centro Comunitário Nova Jerusalém. As aulas têm previsão de início no dia 21 de outubro, nos turnos da manhã, tarde ou noite, ministradas em unidades das redes estadual e municipal de ensino. Segundo Augusto de Andrade, responsável pela entidade executora na cidade, já existem cinco salas definidas para o turno da manhã, 11 para o período da tarde e outras 52 para o horário noturno.
As localidades inseridas no programa até o momento são: Alegria, Cidade Alegria, Engenheiro Passos, Fazenda da Barra III, Nova Liberdade e São Caetano, dentre outras cujas unidades de ensino poderão confirmar a viabilidade para as aulas.
- Esta é uma grande oportunidade de formação com benefício aos alunos com frequência ativa. Serão 350 horas de capacitação para o mercado de trabalho, sendo 100 horas de qualificação social e mais 250 horas de qualificação profissional - explica o secretário de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet.
O Centro Comunitário Nova Jerusalém está captando 25 professores com formação em nível superior nas áreas específicas dos cursos oferecidos. Os interessados devem enviar e-mail com o currículo para o responsável Augusto de Andrade, para o endereço eletrônico augustoprojovemresende@gmail.com.