Assistência Social e Direitos Humanos

13/07/2012

Cursos profissionalizantes gratuitos estão com inscrições abertas

Vagas contemplam cursos de operador de computador e auxiliar de operações em logística

Cursos profissionalizantes gratuitos estão com inscrições abertas

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Diretos Humanos, está com as inscrições abertas para os cursos profissionalizantes de operador de computador e auxiliar de operações em logística. Os interessados devem procurar os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), dos bairros Lavapés, Toyota, Jardim Esperança e Itapuca, além da unidade itinerante. As inscrições vão até a próxima sexta-feira, dia 20.

Os cursos fazem parte de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Pronatec/FIC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego) e do Instituto Federal do Rio de Janeiro, que ministrará a capacitação. Ao todo serão oferecidas 50 vagas.

As aulas serão realizadas nas instalações da Escola Municipal Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade, no horário das 18 às 22 horas. Cada curso terá a duração de dois meses, sendo que o primeiro está previsto para iniciar em agosto.

Para participar os interessados precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico - e possuir o NIS (Número de Identificação Social). As vagas são destinadas para pessoas com idade entre 16 e 59 anos. Entre os benefícios que serão concedidos aos alunos estão bolsa auxílio no valor de R$ 100, vale transporte e lanche.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, os cursos têm como principal objetivo qualificar a população para as vagas de emprego que estão surgindo com a vinda de novas empresas para o município.

- É mais uma ferramenta de capacitação que estamos oferecendo à população. As aulas serão ministradas no horário noturno para que as pessoas que trabalham ou estudam durante o dia tenham a oportunidade de frequentá-las - ressalta.

Com o mesmo objetivo, na próxima quarta-feira, dia 18, a Prefeitura iniciará três cursos de qualificação, também em parceria com o PRONATEC. São eles Polidor Automotivo, Mecânico de Manutenção de Transmissão Manual e Auxiliar Administrativo. Estão sendo oferecidas 128 vagas para pessoas com idade entre 16 a 59 anos. Entre os benefícios estão vale transporte e lanche. As aulas serão no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) - foto.

A previsão da Secretaria de Assistência Social é de que até o próximo ano sejam implantados mais três novos cursos, que atenderão as demandas de diversos setores.

Palavras chaves: CAPACITAÇÃO