Desenvolvimento Rural

Inclusão Digital e Criação de Abelhas são algumas das capacitações oferecidas

Cursos para produtores rurais estão com inscrições abertas

Crédito: Divulgação - SMAP/PMR

Visando aprimorar os conhecimentos dos produtores rurais, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), está promovendo novos cursos de qualificação para produtores rurais neste segundo semestre de 2012.

Segundo o técnico em agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária Rodrigo Correia, os cursos fazem parte do Programa de Desenvolvimento e Qualificação da Atividade Rural do Município e, dentre as qualificações que estão sendo oferecidas neste semestre, destaca-se a Inclusão Digital, que tem como objetivo oferecer ao produtor rural conhecimentos básicos em informática, necessários para que ele possa obter melhores resultados na gestão de suas propriedades rurais e negócios. A próxima turma iniciará o curso na terça-feira, dia 18, na Escola Municipal Francisco Quirino, em Visconde de Mauá.

Também estão abertas as inscrições para os cursos de Meliponicultura (Criação de Abelhas Sem Ferrão), Turismo Rural - Comandando e Organizando uma Cozinha Rural e Turismo Rural- Planejando e Implantando uma Pousada Rural.

De acordo com Rodrigo Correia, a previsão é de que esses cursos se iniciem entre os meses de outubro e novembro. Estão sendo oferecidas 15 vagas por curso, e a proposta é fornecer ao produtor noções de como agregar valores aos produtos rurais, visando atrair o turista.

Os interessados em participar de qualquer um dos cursos devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, pelo telefone 3360-7502, ou com o Sindicato Rural de Resende, pelo telefone 3354-1466.

Durante o mês de agosto, os produtores ainda tiveram a oportunidade de participar dos seguintes cursos: Turismo Rural - Roteiros e Trilhas, que foi ministrado na sede da Administração Regional em Visconde de Mauá, e de Doma Racional de Eqüinos, ministrado no Rancho Águas Pratas, localizado na Estrada Resende Riachuelo. Também foram formadas duas turmas do curso de Inclusão Digital, sendo uma no distrito de Capelinha e outra em Rio Preto.

Implantado em 2010, o Programa de Desenvolvimento e Qualificação da Atividade Rural do Município faz parte das ações da Prefeitura realizadas com o objetivo de incrementar ainda mais a agropecuária como uma das atividades principais da economia de Resende. Grande parte dos produtores que participam dos cursos de capacitação comercializa suas mercadorias na Feira Sertaneja, evento que acontece uma vez por mês, no Parque de Exposições, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.

Palavras chaves: AGRICULTURA