05/12/2011

Curso sobre segurança no trânsito reunirá 300 motoristas

Motoristas de ônibus e de táxi, entre outros profissionais, vão participar da capacitação

Curso sobre segurança no trânsito reunirá 300 motoristas

Crédito: Wagner Alves - ACOM / PMR

A Prefeitura, por meio da DET (Divisão de Educação para o Trânsito), órgão ligado à Superintendência de Transporte e Trânsito do Município, realiza a partir desta terça-feira, dia 06 de dezembro, o XIV Ciclo de Palestras do Programa GRSP (Global Road Safety Partnership - Parceria Global de Segurança Viária) Resende. As atividades têm como objetivo identificar novas formas para aprimorar a segurança no trânsito e reduzir o índice de acidentes. A expectativa é de que aproximadamente 300 motoristas participem das capacitações.

O primeiro dia do Ciclo de Palestras acontece amanhã (terça-feira), de 9 às 10 horas, no Batalhão da Guarda Municipal, localizado na Avenida Rui Barbosa 60 - Liberdade. Neste dia, participarão do evento motoristas da Prefeitura e do sistema de transporte escolar, por fretamento, taxistas (foto) e motoboys.

Já na quarta-feira, dia 07, a palestra será voltada para motoristas dos ônibus que formam o sistema de transporte coletivo da cidade. Visando garantir a participação dos profissionais, as capacitações serão realizadas nos horário da manhã e da tarde, ou seja, de 9 às 10 horas e das 15 às 16 horas, na garagem da Empresa de Transporte Urbano São Miguel, que fica na Avenida Perimetral Norte 240 - Cidade Alegria, ao lado Supermercado Alegria.

O tema da capacitação este ano será "Crimes de Trânsito" e vai abordar tópicos sobre responsabilidades e penalidades para as pessoas envolvidas em acidentes de trânsito. As palestras serão ministradas pelos advogados da Procuradoria Geral da Prefeitura de Resende, Nelson Affonso da Costa Júnior e Edson Lima.

De acordo com a diretora da DET, Maria Alzira Lamin, o Programa GRSP desenvolve projetos que buscam a solução para os problemas de trânsito, firmando parcerias entre a sociedade civil organizada, empresas privadas e o setor público. As palestras abordam temas relacionados à realidade de trabalho dos motoristas que utilizam diariamente o trânsito do Município.

- Ao participarem das palestras, os motoristas somam pontos para o Programa GRSP Resende, que certificará e concederá no primeiro semestre de 2012, selos adesivos nas classificações ouro, prata ou bronze. Os selos são afixados no veículo, certificando que o carro está sendo conduzido por um Motorista Seguro - explica a diretora, ressaltando que a classificação dos motoristas depende também de outros critérios estabelecidos pela DET, como por exemplo, a ausência de multas.

Palavras chaves: SISTEMA VIÁRIO