06/02/2012

Capacitação é aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil

Curso sobre segurança aeroportuária vai até domingo em Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços promove até o próximo domingo, dia 12, o curso PNAVSEC (Programa de Segurança Aeroportuária – Segurança de Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita). A capacitação acontece nas instalações do CVT (Centro Vocacional Tecnológico), que fica na estrada Resende Riachuelo, s/nº, Morada da Colina, no horário das 8 às 17 horas.

Segundo o titular da Secretaria, Edgar Moreira, o curso faz parte do processo de estruturação do Aeroporto Agulhas Negras (foto). Ele está sendo ministrado por uma empresa especializada e autorizada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para realizar este tipo de treinamento. A Prefeitura investiu cerca de R$ 20 mil em recursos próprios na contratação dos profissionais.

A turma é formada por 15 pessoas (homens e mulheres) de diferentes segmentos profissionais, que passaram por um processo de seleção de acordo com as exigências estabelecidas pela ANAC. O curso é gratuito e está abordando temas relacionados aos "Atos de Interferência Ilícita", que se refere entre outros assuntos, a questão da segurança no embarque e desembarque nos aeroportos. Ao final, os participantes receberão certificados devidamente reconhecidos pela ANAC.

- O curso é mais um passo determinante para que possamos ter uma equipe capacitada de atendimento e de atividades a serem realizadas – frisa o secretário, lembrando que o aeroporto é a única do Estado do Rio de Janeiro que possui uma Brigada de Incêndio, onde os profissionais foram treinados pela Aeronáutica.

Outra ação realizada pela Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços visando o pleno funcionamento do aeroporto aconteceu na última sexta-feira (03), quando foi promovida a primeira reunião para formação da Comissão de Segurança Aeroportuária. Participaram representantes das seguintes instituições: Polícia Militar, Polícia Civil, AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), Guarda Municipal, Aero Clube, Corpo de Bombeiros, Policia Federal e o próprio Aeroporto Agulhas Negras.

De acordo com Edgar Moreira, esta comissão terá a finalidade de criar e acompanhar as normas de segurança da estrutura física do aeroporto. A intenção é que os encontros se realizem uma vez por mês, para emissão de atas e relatórios sobre o andamento do trabalho.

- Trata-se de um grupo de estudos e de administração da segurança no aeroporto. Com base neste trabalho, a Prefeitura vai traçar o plano de metas e coordenar as ações voltadas para esta área – explica o secretário.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO