27/09/2011

Aulas serão realizadas a partir deste sábado, dia 01 de outubro

Curso orienta profissionais sobre atendimento à mulher vítima da violência

Crédito: Wagner Alves - ACOM PMR

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria da Mulher, órgão ligado à Superintendência de Relações Comunitárias do Município, anunciou mais um trabalho com o objetivo de combater a violência doméstica. Durante sete sábados seguidos, um curso realizado com o apoio do Governo Federal, via  Secretaria de Políticas para as Mulheres, vai capacitar professores e profissionais de enfermagem do Município para que eles possam encaminhar aos setores competentes os casos relatados em salas de aula ou nas unidades de saúde.

A primeira aula acontece no dia 01º de outubro (sábado) e o curso terá prosseguimento nos seis sábados seguintes em turmas pela manhã e no período da tarde. Os encontros acontecerão no Espaço do Saber, cujo endereço é Rua 29 de setembro 139 (antigo Anglo-vestibulares), no Bairro Comercial.

As aulas vão ser ministradas pelos consultores José Dario Córdova Posada, mestre em Psicossociologia de Comunidades e psicólogo do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e Flávio Lopes Guilhon, psicólogo especializado em Psicologia Jurídica, com trabalhos publicados nas áreas da juventude, saúde, direitos humanos e gênero.

De acordo com a titular da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura, Anita Bevilaqua, “as situações de violência doméstica estão cada vez mais sendo percebidas no trabalho rotineiro dos professores e dos profissionais de enfermagem”. Segundo ela, “a capacitação atenderá a uma demanda apresentada pelos próprios servidores das duas áreas”. As inscrições poderão ser feitas na Coordenadoria da Mulher, que se localiza no Centro Administrativo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 17 horas.

- Os profissionais capacitados não vão atuar diretamente nos casos de violência doméstica, mas terão a capacidade de direcionar as pessoas para os órgãos competentes, que poderão ajudá-las na assistência a esta modalidade de ocorrência. Quanto maior for o número de ações voltadas a ampliar o conhecimento sobre a questão, maior será a força no combate ao problema -  explica Anita.

Além do conteúdo que será ministrado em sala de aula, os participantes receberão material informativo e vídeo. Eles poderão ainda participar de um Fórum Virtual Permanente na Web para ser utilizado como fonte de troca de experiência e atualização das informações. Todos os participantes terão o trabalho de conclusão do curso publicado em um livro, recebendo ainda os respectivos certificados de conclusão, os quais somarão pontos como adicional de qualificação do funcionalismo municipal.

Outras informações devem ser obtidas pelos telefones da Coordenadoria da Mulher, cujos números são 3354-8836 e 9948-4533, ou pelo endereço eletrônico cmulherresende@yahoo.com.br

Na foto, mulheres de Resende realizam caminhada contra a violência.

Palavras chaves: CAPACITAÇÃO