20/12/2011

Iniciativa faz parte do Programa Gente Eficiente

Curso forma portadores de deficiência para o mercado de trabalho

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

O prefeito José Rechuan (PP) participou nesta segunda-feira (19 de dezembro), da entrega de certificados para 56 alunos que concluíram o Curso de Capacitação para Pessoas com Deficiência. A cerimônia aconteceu no auditório da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) - foto. A capacitação faz parte do Programa Gente Eficiente lançado no ano passado pela Prefeitura, com o objetivo de oferecer atividades culturais, esportivas e de qualificação profissional aos cidadãos com deficiência. Sua realização é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura (responsável pelo projeto) e a Votorantim, que arcou com as despesas de profissionais, uniformes, vale-transporte e lanches. O valor do investimento foi de R$ 240 mil. As aulas foram ministradas pela AVAPE (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais), Organização Não Governamental que atua nesta área. Foram oferecidos gratuitamente os cursos de Informática, Secretariado e Auxiliar Administrativo. Eles tiveram duração de seis meses e aconteceram na sede da ONG. Entre os formandos estavam pessoas com deficiência física, auditiva, visual, DI (Deficiência Intelectual), moradores de Resende e de municípios vizinhos. Os alunos contaram com o apoio de intérpretes, materiais adaptados e programas especializados de computador. Deste grupo de formandos, mais de 15 profissionais já conseguiram uma colocação, principalmente, nos segmentos do comércio e da indústria. As contratações cumprem a Lei Federal 8.213/91, que determina cotas mínimas de trabalhadores com algum tipo de deficiência no quadro funcional. Na cerimônia, foi anunciada pelo prefeito a renovação da parceria com a empresa Votorantim. Em 2012, serão oferecidas 80 vagas nos cursos de Informática I e II e Técnicas Administrativas, uma junção dos conteúdos ministrados nas aulas de Secretariado e Auxiliar Administrativo. As informações sobre matrículas vão ser divulgadas oportunamente pela Prefeitura. Para Rechuan, “a conclusão dos cursos representa outro passo importante no trabalho de inclusão social no Município, cujos resultados alcançados foram obtidos por meio da união de forças do poder público, empresários e entidades”. Durante seu discurso, Rechuan destacou e parabenizou os alunos “pela força de vontade”. ¬ - Estamos concluindo mais uma importante etapa do trabalho desenvolvido pelo Programa Gente Eficiente, que está mudando a realidade destes cidadãos – disse. Participaram também da cerimônia de formatura nesta semana o gerente da unidade Resende da Votorantim Siderúrgica, Cláudio Monteiro; o superintendente de Eventos da Prefeitura, Wagner Camilo; o supervisor da AVAPE (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais), Rodrigo Franciulli; o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência de Resende e titular da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, José Gomes, e a coordenadora do Programa Gente Eficiente, Zuleica de Souza Florentino, além de familiares e convidados.
Palavras chaves: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL