26/04/2012

Inscrições já podem ser feitas na Casa de Cultura

Curso de teatro da Prefeitura começa em maio

Crédito: Wagner Alves ACOM/PMR

Estão abertas até a sexta-feira da próxima semana (dia 04 de maio), as inscrições para o curso de teatro gratuito, que será disponibilizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda. A iniciativa está inserida nos investimentos  que vêm sendo realizados pela administração do prefeito José Rechuan (PP) na área cultural. Além de estimular a formação artística, a capacitação tem como objetivo revelar novos atores da cidade.  Na foto, uma peça encenada durante o Festival Nacional de Teatro - edição de 2009.

Ao todo, serão oferecidas 50 vagas, distribuídas em duas turmas. Uma delas será destinada aos alunos com idade entre 10 e 15 anos, cujas aulas acontecerão nas segundas e quartas-feiras, de 16 às 18 horas, com o professor Calé Miranda. A outra turma será formada por alunos acima dos 16 anos. Neste caso, as aulas acontecerão as terças e quintas-feiras, das 19h30m às 22 horas, com os professores Veridiana Vazques e Marcelo Jordam.

As aulas vão ser ministradas no Teatro de Bolso, mas as inscrições devem ser feitas na sede da Casa de Cultura, que se localiza na Luiz da Rocha Miranda 117, Centro, próximo ao Parque de Recreação João Soares da Rocha. O Teatro de Bolso fica na Rua Luiz Cleto da Rocha, próximo ao prédio da Câmara Municipal, no Centro Histórico.

Os interessados devem apresentar no local cópia de um documento de identidade com fotografia e comprovante de residência. Os menores de idade deverão apresentar ainda uma autorização por escrito dos responsáveis. O início do curso está previsto para a primeira quinzena de maio e   terá a duração de seis meses.

De acordo com o presidente da Fundação, André Whately, os professores encarregados do curso são de Resende e têm uma experiência comprovada na área teatral.  O curso abrangerá todas as profissões envolvidas para a execução de um espetáculo, apresentando as etapas de desenvolvimento técnico e artístico para a produção de uma peça. Entre os temas que serão abordados estão direção, atuação, figurino, cenografia, sonoplastia, produção e maquiagem. O curso será finalizado com a montagem de uma peça.

- Esta é mais uma demanda do Fórum Municipal de Cultura que a Prefeitura está colocando em prática. A solicitação foi  debatida  e aprovada por membros da sociedade civil organizada e representantes de várias instituições - ressalta Whately.

O presidente ressalta ainda sobre a importância desta oportunidade, "pois os participantes estarão participando de uma qualificação dentro da sua própria cidade".

- Nossa intenção é dar continuidade ao projeto criando o módulo avançado, através do qual os alunos que concluíram esta primeira etapa poderão se aprofundar ainda mais na sua formação artística - adianta.

Palavras chaves: ARTES CÊNICAS