° Minº Max

22/03/2012

Curso de prevenção contra drogas atende 917 estudantes no primeiro semestre

Aulas são ministradas em quatro escolas

Curso de prevenção contra drogas atende 917 estudantes no primeiro semestre

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Um total de 917 estudantes da rede municipal de ensino está sendo beneficiado neste semestre pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação do Município, em parceria com a Polícia Militar. A iniciativa representa mais uma ação de prevenção contra as drogas, desenvolvida pela administração municipal.

As escolas beneficiadas nos primeiros seis meses deste ano são as seguintes: Getúlio Vargas - Cidade da Alegria (366 alunos); Sagrado Coração - Lavapés (159); Abrahão Hermano Ribenboim - Cidade da Alegria (326) e Marieta Salles Cunha - Baixada da Olaria (66). No ano de 2011 foram atendidos pelo programa 1.945 estudantes com o aprendizado (foto), que tem como tema "Para Resistir às Drogas e à Violência".

Os ensinamentos do PROERD são ministrados toda semana pelo instrutor da PM, Sandro Sebastião Lopes, cujo trabalho é realizado com o auxílio de um livro produzido pela Polícia Militar. Encenações de peças teatrais, realização de brincadeiras e exibição de vídeos informativos reforçam o aprendizado transmitido aos estudantes.

A secretária municipal de Educação, professora Soraia Baleiro, destaca que o programa "tem o objetivo de estimular as crianças a pensarem nas consequências das escolhas que fazem, reforçando a auto-estima delas, ensinando maneiras de lidar com as pressões do grupo e a identificar alternativas positivas". Segundo ela, o número de estudantes atendidos pelo PROERD deverá ser ampliado ainda mais no segundo semestre:

- Com a realização desta iniciativa voltada exclusivamente à prevenção, atuamos junto também das famílias no sentido de manter nossos estudantes longe das drogas. E neste sentido, a Prefeitura de Resende tem realizado diversas outras ações, entre elas, por exemplo, o concurso de desenhos, frases e redações sobre drogas, que aconteceu no ano passado e teve a participação de todas as 54 escolas da rede municipal de ensino - frisou Soraia, lembrando também da palestra destinada aos estudantes da cidade em 2011, que foi ministrada por investigadores da Polícia Civil, através do projeto Papo Responsa.

Denominado "Viva Sem Drogas! Para dizer não às drogas é preciso...", o concurso de desenhos, frases e redações foi disputado por 10.500 estudantes do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os vencedores de cada categoria receberam como prêmios notebooks (primeiro lugar), bicicleta de 18 marchas (segundo lugar) e câmeras fotográficas digitais (terceiro lugar). A iniciativa teve o apoio também do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas de Resende).

Palavras chaves: PARCERIA COM A PM