31/08/2009

Curso de Informática formará 500 jovens até o final do ano

Primeiras turmas receberam os seus certificados na semana passada

Curso de Informática formará 500 jovens até o final do ano

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio do CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende), a Empresa Votorantin e a Organização Não Governamental CDI (Comitê para Democratização da Informática); entidades responsáveis pelo projeto social Conecta, destinado à inclusão digital de jovens pertencentes a famílias de baixa renda, anunciaram, semana passada, a expansão do projeto já para o próximo ano. O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura dos 91 alunos, que durante os últimos quatro meses freqüentaram as primeiras turmas dos três cursos que atualmente são ministrados pelo projeto. A formatura, que aconteceu quinta-feira, dia 27 de agosto, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), contou com a Presença do Vice-Prefeito e Patrono das turmas, Noel de Oliveira (PDT); do Gerente Geral da Votorantin/Resende, Alberto Cunha e do Coordenador do CDI na Região Sul Fluminense, Ildison Martins; além do Padre Rômulo Fernandes, Paulo César da Silva e Jussara de Araújo, respectivamente, Presidente, Diretor de Programas e Coordenadora do Centro da Juventude – do CONFIAR. Na foto, o vice-prefeito entrega o certificado a um dos formandos. O projeto será ampliado com a implantação de novos cursos, já em 2010, através do inicio de turmas de Webdesign, Redes de computador e Manutenção de impressora e recarga de cartucho. Atualmente o projeto Conecta atua em quatro pólos – Centro da Juventude (Itapuca); Colégio Antonina Ramos Freire (Cidade Alegria); CIEP Augusto Carvalho (Cidade Alegria); AMCHA (Cidade Alegria) – onde são fornecidos os cursos de Manutenção de Monitor CRT; Básico em informática e Montagem e manutenção de computador. Ao final deste ano, cerca de 420 alunos, que estão freqüentando os cursos oferecidos pelo projeto, também deverão se formar – número que somado aos quase 100 alunos, formados nesta quinta, atingirá a marca de mais de 500 alunos atendidos pelo projeto, este ano. – Quanto mais as pessoas buscam o saber, mais elas podem contribuir para a sociedade, por isso vocês, jovens, estão de parabéns. É um passo muito importante na formação do caráter e na busca da liberdade de cada um de vocês – frisou Noel de Oliveira, que na ocasião também representou o prefeito, José Rechuan Junior (DEM). O presidente da Fundação CONFIAR. Rômulo Fernandes, por sua vez, agradeceu a toda equipe envolvida no projeto e destacou também a importância da família “neste primeiro passo de um caminho vitorioso na vida de todos vocês”. Ele disse ainda que “a prefeitura está trabalhando muito para que servir, não somente aos jovens, mas a toda sociedade resendense”. Alberto Cunha salientou a importância da informática para democratização do conhecimento. “A Votorantin entrou nesta parceria porque sabe que o projeto é de suma importância para a sociedade local e reconhece o trabalho sério que tem sido realizado pela Prefeitura de Resende, por isso irá contribuir cada vez mais para o crescimento da cidade”, argumentou. Já o Coordenador do CDI, Ildison Martins considerou a parceria entre as três instituições (Prefeitura de Resende, CDI e Votorantin) “uma ferramenta importante em prol da inclusão digital para os menos favorecidos”. Martins comunicou ainda que o projeto Conecta receberá ainda projetos especiais em 2010, através da formação de grupos de trabalho para produção de conteúdos, objetivando a geração de renda. O Conecta conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Empresa Microsoft.
Palavras chaves: INCLUSÃO DIGITAL