14/07/2011
Curso capacita voluntários para trabalho de prevenção nas comunidades
Ações preventivas são reforçadas também nas escolas municipais
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
Uma parceria entre a Prefeitura, o Conselho Municipal Antidrogas e a Organização Não Governamental Evoluir garantiu esta semana o início do curso de capacitação para voluntários que manifestaram o interesse de trabalhar na prevenção às drogas em comunidades de Resende.
O curso tem como proposta formar agentes multiplicadores dos procedimentos de prevenção e combate à utilização de substâncias entorpecentes.
O bairro escolhido para sediar o projeto piloto foi a Vila Vicentina II, onde estão sendo capacitados moradores não só desta comunidade, mas também dos bairros Santo Amaro e Vila Nova.
Doze pessoas participaram da primeira aula ocorrida na noite de segunda-feira passada, dia 11, na sede do Projeto Quilombo da Paz, que se localiza próximo à Escola Municipal Júlio Verne.
Ainda há vagas para a capacitação, cujas aulas serão ministradas toda segunda e quarta-feira, a partir de 19 horas, por dois meses, pelo diretor da ONG Evoluir, Roberto da Silva Santos, e a psicóloga Dirce Clodovil.
Os dois instrutores atuam em um trabalho de prevenção contra as drogas, realizado todo sábado à tarde, no salão da Igreja do Rosário, pela Pastoral da Sobriedade.
Segundo Roberto, que também é membro do Conselho Municipal Antidrogas, a capacitação iniciada esta semana se destina principalmente às pessoas que realizam algum tipo de trabalho comunitário nos bairros, como membros de associações de moradores, agentes comunitários de saúde e missionários de instituições religiosas.
Mas qualquer pessoa com sensibilidade a este problema e disposta a ajudar na propagação das medidas preventivas pode participar.
No curso de capacitação, os moradores vão ser informados sobre os tratamentos existentes para dependentes químicos em Resende e na região, além de toda a legislação sobre a questão das drogas.
A atenção às famílias do dependente, denominada pelos especialistas como coodependência, também faz parte do aprendizado oferecido na capacitação.
O superintendente municipal de Ordem Pública, e presidente do Conselho Municipal Antidrogas, José Antônio dos Santos, explica que o curso será estendido para outras comunidades nos próximos meses.
Ele destaca que “a iniciativa representa mais um resultado positivo do trabalho conjunto realizado entre a Prefeitura, os segmentos organizados da sociedade e a população na busca de soluções para um problema que afeta muitas famílias”.
Na tarde desta quarta-feira, dia 13, mais 411 estudantes do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) receberam seus certificados pela participação no curso do PROERD, que é realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Polícia Militar (foto).
Palavras chaves: LUTA CONTRA AS DROGAS