08/10/2013
Cultura de Resende será debatida em Fórum Permanente
Fórum de Cultura visa a auxiliar nas políticas públicas municipais
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Cultura de Resende passou a contar com um Fórum Permanente, iniciativa do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, seguindo proposta da Conferência Municipal de Cultura. O primeiro Fórum foi realizado em agosto, e o próximo está marcado para o dia 21 de outubro, às 18h30, no Espaço Z, com o tema "Sistema Municipal de Cultura".
O presidente da Fundação, Ângelo Tramezzino, explica que o Fórum Permanente deve ser realizado mensal ou bimestralmente e que esta frequência de debates com a população dará mais agilidade aos ajustes nas políticas públicas municipais.
- Este fórum é um espaço para discutirmos com a sociedade civil propostas que nortearão as políticas públicas de cultura do município. Ouvir com mais frequência a sociedade, as pessoas atendidas pelos programas culturais e a comunidade artística de nossa cidade será importante para um processo contínuo de melhoria nestas políticas, assim como seu acompanhamento e sua aplicação - diz Tramezzino.
Durante a primeira reunião do Fórum Permanente, realizada no Espaço Z, os cerca de 40 presentes debateram a política de financiamento do Sistema Nacional de Cultura, um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios. O objetivo do sistema, ao qual o município de Resende tem adesão, é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.
- Debatemos a Lei Municipal de Incentivo à Cultura e a criação do fundo municipal de cultura, levando em conta a perspectiva do sistema nacional e a realidade do nosso município. O Fórum definiu então uma proposta para este fundo, que será encaminhada ao governo para avaliação - explica Tramezzino.