26/03/2012

CTI do Hospital de Emergência tem mais dois leitos aprovados pelo Ministério da Saúde

Prefeitura vai ampliar capacitação de servidores do Programa Saúde da Família

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Durante a inauguração das obras de reforma e adequação da recepção do Hospital Municipal de Emergência, ocorrida no último sábado, dia 24 de março, o prefeito José Rechuan (PP) destacou as ações que a Prefeitura vem realizando para melhorar o atendimento médico pela rede pública em Resende, desde as ações na área da prevenção até a assistência de emergência, passando pelo atendimento especializado.

As ações lembradas pelo prefeito incluem a construção, reforma e ampliação de módulos do Programa Saúde da Família; a abertura de pelo menos dez unidades médicas deste programa aos sábados, domingos e feriados para a realização de pequenos procedimentos; a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e do Hospital de Emergência, além da implantação do Pronto Atendimento de Emergência, que funciona 24 horas por dia, e do Ambulatório Especializado da Mulher.

- Todas essas ações contribuíram para diminuir a demanda no Hospital de Emergência, que com essa nova recepção passou a ter condições de oferecer um atendimento com maior conforto aos pacientes. E essa não é a única melhoria, pois ela vem de uma série de outras ações que já realizamos para transformar a unidade. Hoje o Hospital de Emergência tem tudo de melhor. Temos uma rede de emergência com a qual sempre sonhamos - destacou o prefeito, lembrando que recentemente o hospital conseguiu a aprovação para o cadastramento de mais dois leitos do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) pelo Ministério da Saúde. O setor terá agora sete leitos.

Presente à cerimônia da manhã de sábado, o presidente da Fundação Hospitalar, João Marcos Mattos (foto, à direita), destacou "a coragem do governo municipal ao realizar uma obra dentro do hospital quando muitas pessoas diziam que ela não seria possível". Já o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, salientou que o Hospital de Emergência faz parte de uma rede de urgência e emergência que atende também a municípios vizinhos. Brito também participou da inauguração.

- Essa unidade está preparada para um atendimento moderno e digno, com uma equipe bem treinada, e médicos para atendimento cardíaco de excelência. Estamos ainda melhorando nossa estrutura investindo também em capacitação - explicou o secretário, ressaltando que os funcionários das unidades de saúde do Município receberão em breve uma capacitação para que o atendimento seja melhorado ainda mais antes de ser encaminhado ao hospital.

A nova recepção do Hospital de Emergência representou um investimento de cerca de R$ 244 mil. A nova recepção ganhou uma porta de sensor para abertura automática, nova televisão, 30 cadeiras novas e uma área coberta destinada ao embarque e desembarque das ambulâncias.

A área revitalizada abrange também as salas destinadas aos atendimentos nos setores de assistência social, psicologia, ouvidoria e triagem, onde acontece a classificação de risco, processo através do qual são identificados os casos que devem merecer prioridade no atendimento.

A inauguração de sábado passado no Hospital de Emergência contou também as com as presenças do vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT); dos deputados Deley (federal - PSC) e Pedro Fernandes (estadual - PMDB); dos secretários municipais Soraia Balieiro (Educação), Ton Kneip (Arquitetura e Urbanismo), Marcial Correa (Serviços Públicos), Alfredo de Oliveira (Planejamento), Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social e Direitos Humanos), José Antônio de Carvalho Pinto (Governo), Natalino Abreu (Habitação) e Fernando Henrique Soares (Administração); e dos vereadores Kiko Besouchet, presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Florenzano (ambos do PP), Tímica (PMDB), Luiz Fernando Pedra (PV), Gilmar Moreira e Mirim, os dois últimos do DEM.

Participaram ainda os presidentes Paulo José Fontanezzi (AMAR - Agência do Meio Ambiente de Resende) e André Whately (Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda); os superintendentes municipais Wagner Camilo (Eventos e Integração) e José Antônio dos Santos (Ordem Pública), além do diretor de Defesa Civil da Prefeitura, Lindomar Miranda, e do ouvidor geral do Município, Antônio Leão.

Palavras chaves: DA PREVENÇÃO AO PRONTO-SOCORRO