15/08/2012

Município espera vacinar 8.190 crianças

Crianças menores de cinco anos devem atualizar caderneta de vacinação

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Saúde, inicia no próximo sábado, dia 18 de agosto, a Campanha de atualização da caderneta de vacinação das crianças. Sábado será o Dia D, quando todos os postos vão abrir das 8h às 17h. A ação tem como objetivo a melhoria da cobertura vacinal do público infantil e manter a eliminação de doenças como o sarampo e a poliomielite.

A campanha, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, vai até o dia 24 de agosto em todas as unidades de saúde de Resende. Durante esse período, a expectativa do município é imunizar 8.190 crianças, de zero a cinco anos incompletos.

Várias vacinas serão oferecidas à população-alvo na campanha de atualização. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) passam a fazer parte agora do calendário básico da criança.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Dalva Regina Lomeu, alerta que é importante que pais e responsáveis levem as crianças aos postos de saúde mesmo que a caderneta esteja atualizada, já que novas vacinas estão sendo disponibilizadas.

Ela informou que a determinação do Ministério da Saúde é que, a partir de agora, a campanha de vacinação contra poliomielite será no primeiro semestre. Já no segundo semestre, haverá a campanha de atualização da caderneta infantil.

Em Resende, serão 21 pontos de vacinação na zona urbana do município, nos postos de saúde dos bairros Cidade Alegria, Posto Resende (Centro), Liberdade, Jardim Primavera, Jardim Alegria/Jardim Beira Rio, Baixada Olaria, Itapuca, Novo Surubi, Surubi, Vicentina, Fazenda da Barra I, II e III, São Caetano, Paraíso, Cabral, Cabral/Alambari, Nova Alegria, Morro do Cruzeiro, Engenheiro Passos e no Manejo, que está funcionando provisoriamente na Avenida Riachuelo, 115, Liberdade.

Já na zona rural, haverá vacinação em Jacuba, Rio Preto, Pedra Selada (Vargem Grande), Fumaça, Bagagem, Capelinha, Serrinha e Mauá.

Durante a Campanha de Vacinação contra Poliomielite, realizada em junho, Resende conseguiu ultrapassar a meta do Ministério da Saúde, que era de vacinar, no mínimo, 95% dos menores de cinco anos de idade, atingindo 97,47% do público-alvo.

Palavras chaves: SAÚDE