04/09/2012

Cresce número de pessoas atendidas pelo Sine

Sine Itinerante leva serviço de cadastramento de currículos aos bairros

Cresce número de pessoas atendidas pelo Sine

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços de Resende divulgou na última segunda-feira, dia 03, um relatório com os números de atendimentos realizados em parceria com o Sine (Sistema Nacional de Emprego). De acordo com o documento, no período de janeiro a agosto deste ano foram cadastrados 18.214 novos trabalhadores. Outro dado importante diz respeito ao número de pessoas encaminhadas para vagas de emprego na nossa região: 2.024 no total.

Segundo o titular da pasta, Edgar Moreira, o balanço positivo é resultado do projeto Sine Itinerante, implantado em abril deste ano através de uma parceria entre o órgão e a Prefeitura. O objetivo é levar até os bairros da cidade os serviços oferecidos pelo posto, entre eles, cadastramentos no banco de dados e intermediação entre a mão-de-obra e as empresas da região.

Na relação dos bairros que já foram atendidos pela ação estão Cidade Alegria, Jardim Primavera I e II, Toyota, Itapuca, Baixada Olaria, Nova Liberdade,  Surubi e Vicentina. Este mês, o serviço estará no dia 14, em Bulhões; no dia 21, no bairro Paraíso e dia 28, no Cabral. A programação prevê atendimentos até o final do ano.

O Sine Itinerante acontece sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 17 horas. Os documentos necessários para o cadastro são carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, PIS/cartão cidadão e comprovante de residência, todos originais.

- É importante destacar que a iniciativa é única no estado. Foi uma forma que encontramos de levar os serviços onde as pessoas mais necessitam dele. Além de cadastrar os trabalhadores, estamos realizando um diagnóstico que será utilizado para planejar cursos de qualificação profissional - ressalta o secretário.

Outra conquista divulgada no relatório foi a criação de uma ferramenta de controle de vagas. Desta forma, está sendo possível identificar a necessidade do mercado e direcionar os treinamentos para as vagas de emprego disponíveis.

Edgar Moreira explica que este monitoramento está sendo feito por setor e função. No comércio, o cargo de vendedor lidera o número de contratações, representando 27,04%. Em segundo lugar está o de atendente de balcão com 19,71%.

No setor de serviços, os auxiliares de serviços gerais representam 40,17% e as domésticas 14,28%. Na indústria, estão empatadas as funções de almoxarife e auxiliar de produção, ambas com 18,71%. Já na construção civil, os serventes de obras representam 34,16% das contratações e os pedreiros, 26%.

Atualmente, a Prefeitura de Resende oferece qualificação profissional para esses setores através da Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Turismo e Comércio. Entre outros parceiros estão SESI, SENAI e SEST/SENAT.

Novas empresas - Com base numa parceria firmada com a Junta Comercial de Resende, a Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços está monitorando também o número de empresas que estão sendo abertas no município. De janeiro a agosto deste ano foram 105 novos empreendimentos.

Para o secretário, as informações sobre a quantidade de funcionários contratados e para quais setores também contribuem para o planejamento dos cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional.

Palavras chaves: EMPREGO