20/09/2011

Novas construções vão abrir vagas para mais de 400 crianças

Creches: Prefeitura anuncia obras em cinco comunidades

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Prefeitura de Resende prevê para a primeira quinzena de outubro a entrega das obras de reforma da Creche Municipal Vila Vicentina (foto), que se localiza na parte alta do bairro. A revitalização da unidade faz parte da programação de investimentos em melhorias no atendimento a crianças com idade entre zero e três anos da idade. Outras obras que se encontram em andamento na área de educação infantil são a construção da creche do Loteamento Morada do Contorno e a adaptação das antigas instalações da Escola Municipal Esther Politi (Jardim Esperança), onde também passará a funcionar uma creche. Através da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura anunciou ainda que as comunidades da Morada da Barra e de Visconde de Mauá também serão contempladas com a construção de creches (uma em cada local). A realização das obras nestes locais abrirá mais 400 vagas para crianças nas creches da Prefeitura. Atualmente, são atendidas 1.137 crianças no sistema integral (zero a três anos) e parcial (crianças com três anos). O Município dispõe hoje de 13 creches municipais e uma conveniada (Casa da Amizade), que funcionam de segunda a sexta-feira, entre 7h30min às 17 horas. Durante o tempo de permanência nas unidades, as crianças matriculadas recebem refeições, atividades recreativas e educativas, além de cuidados na higiene pessoal. Segundo a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, as novas creches da Prefeitura, incluindo as unidades em construção e as que se encontram em reforma, estão sendo preparadas dentro dos novos padrões de obras para a área da Educação, com reestruturação da fachada e das instalações internas, “dentro de um modelo padronizado e moderno”. - A prioridade é reforçar os investimentos em qualidade de atendimento. Além de aumentar o número de crianças atendidas, vamos implantar os serviços em regiões que há muitos anos esperavam pela construção de creches, tornando realidade assim uma conquista de fundamental importância às mães que precisam trabalhar fora, mas não têm com quem deixar seus filhos - afirma a secretária. Por meio da reforma da creche da Vila Vicentina, a unidade terá condições de ampliar o número de crianças matriculadas, que passará de 35 para 53 crianças. Foram investidos aproximadamente R$ 75 mil em recursos próprios da Prefeitura. Entre os serviços executados nesta creche estão a reforma das salas de atividades, da cozinha, do refeitório e dos banheiros, além da cobertura da área externa. Já na adaptação da antiga Escola Esther Politi para o funcionamento de uma creche no bairro Jardim Esperança, a Prefeitura planejou um investimento de R$ 284 mil e as obras deverão estar concluídas até dezembro. A unidade atenderá até 60 crianças. No caso da Creche Municipal do Loteamento Morada do Contorno, a obra está sendo feita com recursos próprios do Município e do Governo Federal, via FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Até agora, já foram investidos cerca de R$ 774 mil, sendo 70 por cento provenientes de verbas da União e o restante como contrapartida da Prefeitura. Para a construção da área externa serão aplicados mais R$ 110 mil, totalizando, portanto, um investimento total de R$ 884 mil. - A unidade do Loteamento Morada do Contorno terá ainda laboratório de informática, pátio coberto e área de lazer com brinquedos, entre outros detalhes. O novo espaço vai atender 120 crianças e a previsão é que seja entregue no próximo ano – detalha Soraia, acrescentando que a administração municipal já iniciou o processo de licitação visando contratar a empresa responsável pela construção da creche do Morada do Contorno e vem elaborando o projeto técnico para a obra da creche de Visconde de Mauá, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL