Assistência Social e Direitos Humanos

25/02/2013

CRAS Itinerante visita 11 localidades da zona rural neste mês de março

Moradores tem acesso a cadastramento em benefícios sociais e a programas da Prefeitura

CRAS Itinerante visita 11 localidades da zona rural neste mês de março

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, anunciou o calendário com a programação do projeto CRAS Itinerante (Centro de Referência de Assistência Social) para o mês de março. Conforme explica o titular da pasta, Alfredo de Oliveira, o programa tem como objetivo levar para as comunidades da zona rural do município os serviços, benefícios e ações que também são oferecidos às famílias da área urbana nas quatro unidades fixas localizadas nos bairros Lavapés, Toyota, Jardim Esperança e Itapuca.

- O CRAS Itinerante é uma importante ferramenta de acesso aos cidadãos aos serviços essenciais disponibilizados por diversos órgãos públicos. No ano passado, foram atendidas 521 famílias da Zona Rural, e neste ano vamos fortalecer ainda mais este projeto - comenta o secretário, ressaltando que é meta da gestão do prefeito José Rechuan oferecer a toda população os serviços sociais.

Os atendimentos do CRAS Itinerante são realizados por uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, agentes de programa, pedagogas e assistentes administrativos. De acordo com o secretário Alfredo de Oliveira, já há um planejamento para expansão dos atendimentos sociais nos bairros, como a extensão do Projovem, (que conta com atividades em Visconde de Mauá) para outros locais, além de serviços como brinquedoteca e oficinas de inclusão produtiva.

A programação para o mês de março prevê atendimentos em Bulhões (dias 1º, 8, 15 e 22 de março), Serrinha/Capelinha (dia 4), Rio Preto/Campo Alegre (dia 5), Visconde de Mauá (dias 6 e 20), Vargem Grande (dias 7 e 21), Boca do Leão (dias 8 e 18), Terra Livre (dias 11 e 25), Engenheiro Passos (dias 12, 19 e 26), Vila da Fumaça (dias 13 e 27), Sertãozinho (dia 14) e Bagagem (dia 28). Os serviços são oferecidos das 8h30 às 16 horas.

Com uma média de atendimento de 15 famílias, por visita, o atendimento do CRAS Itinerante é prestado com a utilização de um ônibus adaptado para o funcionamento do projeto, cuja realização nas comunidades acontece após o trabalho prévio de divulgação aos moradores, feito junto às lideranças comunitárias, nas unidades do Programa Saúde da Família e nas escolas locais.

- Através deste apoio, conseguimos atender a demanda de cada localidade, visitando os moradores até mesmo em casa - comenta a coordenadora de Proteção Social Básica, Érica Tolentino.

Entre os serviços oferecidos estão o cadastramento para o Programa Bolsa Família e a Tarifa Social de Água e Energia Elétrica; orientações sobre benefícios sociais; Oficina de Sabão, uma das ações do Projeto Inclusão Produtiva; Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos; Conselho Tutelar; cadastramento de currículos profissionais, com o apoio do SINE (Sistema Nacional de Emprego); realização de exercícios de ginástica laboral e atividades da Brinquedoteca; além de ações da Ouvidoria Geral do Município e do NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher).

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL