Assistência Social e Direitos Humanos
01/12/2014
CRAS Itinerante é selecionado para representar Resende em Seminário em Brasília
CRAS Itinerante atende 14 localidades da zona rural do município
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos vai participar, nos dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília, do II Seminário de Direito e Assistência Social promovido pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Brasília), por meio do Programa de Direito Sanitário (Prodisa).
Com o tema "A Consolidação do Sistema Único de Assistência Social no Ordenamento Jurídico Brasileiro", o seminário terá seleção de pôsteres que abordam essa temática através de relato de experiência ou pesquisa científica.
O Centro de Referência de Assistência Social que atende toda a região rural de Resende, com 14 localidades, se inscreveu no concurso na categoria "A Assistência Social como Direito Universal e seu Papel na Efetivação dos Direitos Humanos" e foi selecionado para representar a Secretaria Municipal de Assistência Social com o pôster "População rural com acesso ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS): A experiência do CRAS Itinerante de Resende/RJ - Instalações em Ônibus Adaptado".
- O pôster apresentado pelo CRAS Itinerante abordará o relato da experiência deste trabalho pioneiro nos moldes como funciona ao longo dos mais de dois anos de criação, bem como o empenho em levar para a população rural acesso a direitos universais garantidos - disse a gerente do CRAS Itinerante, Ariadina Schaeffer.
O CRAS Itinerante possui atualmente 600 famílias cadastradas e 110 recebem acompanhamento sistemático. O atendimento é realizado por uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, agentes de programa, pedagogas e assistentes administrativos, a partir de um calendário-itinerário pré-definido e divulgado antecipadamente para lideranças comunitárias e nas unidades do Programa Saúde da Família e escolas locais.
Entre os serviços oferecidos estão o cadastramento para o Bolsa Família e para a Tarifa Social de Água e Energia Elétrica; orientações sobre benefícios sociais; Oficina de Sabão; Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos; Conselho Tutelar; cadastramento de currículos profissionais com o apoio do SINE (Sistema Nacional de Emprego); realização de exercícios de ginástica laboral e atividades da brinquedoteca, além de ações da Ouvidoria Geral do Município e do NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher).
Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL