Assistência Social e Direitos Humanos

Já foram realizados mais de 500 atendimentos com o serviço

CRAS Itinerante leva programas sociais à zona rural

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos iniciou nesta semana mais uma etapa do projeto CRAS Itinerante (Centro de Referência de Assistência Social). A iniciativa tem como objetivo levar para as comunidades da zona rural do município os serviços, benefícios e ações que diariamente são oferecidos às famílias da área urbana nas quatro unidades do CRAS, localizadas nos bairros Lavapés, Toyota, Jardim Esperança e Itapuca.

Nesta semana, a programação do ônibus CRAS Itinerante contempla Visconde de Mauá (segunda-feira, 7 de maio); Engenheiro Passos (terça, dia 8); Bagagem (quarta, 9), Comunidade Terra Livre (quinta, dia 10) e Sertãozinho (sexta, dia 11).

- Este projeto tornou-se uma importante ferramenta de acesso dos cidadãos aos serviços essenciais disponibilizados pelos órgãos públicos, já foram realizados mais de 500 atendimentos desde sua implantação. Em média são 15 famílias atendidas em cada visita - destaca a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline Cortona, ressaltando que é meta da gestão do prefeito José Rechuan (PP), oferecer a toda população os serviços sociais.

O atendimento acontece em um ônibus especialmente adaptado para o funcionamento do projeto, cuja realização nas comunidades acontece após um trabalho prévio de divulgação feito junto às lideranças comunitárias, nas unidades do Programa Saúde da Família e nas escolas locais. Os serviços são realizados das 8h30min às 16h30min e são prestados por uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, agentes de programa, pedagogas e assistentes administrativos.

Entre os serviços oferecidos estão o cadastramento para o Bolsa Família e para a Tarifa Social de Água e Energia Elétrica; orientações sobre benefícios sociais; Oficina de Sabão; Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos; Conselho Tutelar; cadastramento de currículos profissionais com o apoio do SINE (Sistema Nacional de Emprego); realização de exercícios de ginástica laboral e atividades da brinquedoteca, além de ações da Ouvidoria Geral do Município e do NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento a Mulher).

Palavras chaves: PERTO DO CIDADÃO