21/01/2010

Cota única poderá ser paga com descontos especiais

Recursos do imposto são investidos em obras e serviços

Cota única poderá ser paga com descontos especiais

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura começa a distribuir na próxima semana, através dos Correios, os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Foram confeccionados 48 mil carnês – 10.340 referentes a terrenos e 37.169, correspondentes a imóveis edificados, incluindo as propriedades isentas no pagamento. A expectativa de arrecadação, somente no primeiro mês, é de R$ 4 milhões. O imposto poderá ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco Itaú ou em qualquer casa lotérica. Os contribuintes terão duas datas para pagar a cota única: a primeira no dia 10 de fevereiro, com 15 por cento de desconto, e a segunda no dia 10 de março, com dez por cento de desconto. Para este ano a Secretaria Municipal de Finanças preparou uma novidade aos contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado em até 11 vezes. - Vamos oferecer aos contribuintes que fizerem o pagamento das mensalidades em dia um desconto de cinco por cento em cada parcela – disse o secretário municipal de Finanças, Renato Viegas, lembrando que a primeira parcela também vence no dia 10 de fevereiro. Com o objetivo de melhorar a arrecadação para mais investimentos em obras e serviços (foto), no final do ano passado a secretaria realizou o recadastramento de 5,8 mil imóveis, aonde os carnês do IPTU não chegavam nos anos anteriores por distorções nos endereços de correspondência - estes contribuintes receberão os carnês este ano pelos Correios. Principal fonte da receita própria da Prefeitura, o IPTU garante recursos para a realização de obras e a prestação dos serviços essenciais do cidadão. Entre as ações nas quais a arrecadação proveniente do imposto pode ser aplicada está a conservação de ruas; a construção e manutenção de escolas, creches e postos de saúde; a melhoria das condições de tráfego nas vias urbanas; e a construção e a recuperação de áreas de lazer.
Palavras chaves: IPTU