05/10/2009
Costureiras da cidade realizam capacitação em pólo do confecção
Qualificação acontece esta semana em Ibitinga-SP
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
Em pronunciamento feito na manhã deste domingo, dia 04, a um grupo de 17 costureiras da cidade que realizam nesta semana uma capacitação no pólo de confecção da cidade paulista de Ibitinga, o prefeito José Rechuan (DEM) reafirmou que os profissionais de Resende terão prioridade nas ações do governo municipal voltadas à geração de novos empregos. O pronunciamento do prefeito ocorreu no posto local do SINE (Sistema Nacional de Empregos), próximo à Rodoviária Velha, minutos antes do embarque das costureiras para Ibitinga. A capacitação destas profissionais é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Resende, o SINE e a Politex, empresa do ramo de confecção que se encontra em processo de implantação na região do bairro Paraíso.
- Toda vez que recebemos um empresário interessado em expandir ou instalar sua empresa em Resende, colocamos essa questão como uma prioridade: os profissionais da nossa cidade devem ter prioridade na formação do quadro de funcionários – disse Rechuan.
Segundo o prefeito, a capacitação das costureiras em Ibatinga representará um passo importante no sentido de qualificar os trabalhadores da cidade visando à ocupação das vagas a serem abertas pela Politex. Ele lembrou que, paralelo às ações com o objetivo de atrair novas empresas para Resende, a Prefeitura continuará investindo na capacitação da mão de obra.
Já o secretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Edgar Moreira (foto), disse que a escolha de Ibitinga para a capacitação das costureiras de Resende ocorreu devido à posição de destaque ocupada por este município no mercado nacional de confecção de roupas de cama, mesa e banho. Segundo dados da prefeitura local, o setor gera atualmente cerca de 16 mil empregos naquele município, entre diretos e indiretos; representa 80 por cento do PIB (Produto Interno Bruto) da cidade e ocupa cinco por centro da produção brasileira no segmento.
O secretário executivo explica ainda que as 17 costureiras de Resende inscritas para a capacitação em Ibitinga foram selecionadas entre aproximadamente 400 profissionais de Resende que se cadastraram no posto local do SINE para cursos de capacitação no setor. O cadastramento ocorreu no mês passado e também fez parte do trabalho conjunto entre a Prefeitura de Resende, o SINE e a Politex durante as conversações voltadas à implantação da empresa no município.
De acordo com Edgar, outro grupo das costureiras que se inscreveu para os cursos de capacitação no SINE vai participar de uma oficina da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação destinada a qualificar a mão de obra local para o setor de confecção. A oficina será lançada em breve.
- A qualificação neste segmento da economia é uma prioridade da administração do prefeito José Rechuan, tendo em vista que, além da Politex, o governo municipal realiza atualmente conversações com outras três empresas do setor de confecção, interessadas em vir para Resende. Isso vai representar novos empregos e mais recursos destinados à realização de mais obras e serviços a favor do cidadão – complementou Edgar.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO