14/09/2011

Corte de árvores: estudantes fazem manifestação no calçadão de Campos Elíseos

Movimento nesta quinta-feira reunirá alunos de várias escolas municipais

Corte de árvores: estudantes fazem manifestação no calçadão de Campos Elíseos

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

Cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino participarão nesta quinta-feira, dia 15, às 9h30m, no calçadão da Avenida Albino de Almeida (Campos Elíseos), de mais uma manifestação contra o corte de árvores feito pela concessionária CCR Nova Dutra às margens da Via Dutra, em trechos que passam pelo Município. O movimento dos alunos terá a participação do vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT); da secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro; do presidente da AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município), Paulo José Fontanezzi; de professores, educadores ambientais e profissionais da equipe pedagógica da Secretaria. Participarão da manifestação em Campos Elíseos alunos do quarto, quinto, sétimo, oitavo e nono ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Júlio Verne (Vila Vicentina), Lidia Pires de Magalhães (Morada da Felicidade), Getúlio Vargas (Cidade da Alegria), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e Sagrado Coração (Lavapés). Além do protesto com faixas, cartazes e palavras de ordem, os estudantes vão coletar também assinaturas para um documento solicitando a suspensão imediata dos cortes e o replantio de árvores em Resende visando compensar as árvores já cortadas. Este documento será encaminhado à concessionária Nova Dutra, ao IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) e ao INEA (Instituto Estadual do Ambiente), além de reforçar esta mesma solicitação, já encaminhada pela AMAR ao Ministério Público Ambiental. Este será o terceiro manifesto realizado por estudantes da rede municipal contra o corte de árvores pela Nova Dutra. Na semana passada, alunos das escolas municipais José Roberto Sampaio (São Caetano) e Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II) realizaram caminhadas pelas ruas destes dois bairros (foto), onde lamentaram o episódio e ressaltaram a importância da preservação do meio ambiente. O ato teve o apoio de moradores e profissionais de ensino. - A concentração no calçadão reforça todas as ações de repúdio que as escolas da Prefeitura estão promovendo contra o corte de árvores. As manifestações realizadas pelos estudantes representam ações práticas das atividades de educação ambiental realizadas pela Secretaria Municipal de Educação nas unidades de ensino – comentou a secretária, ressaltando que o evento é aberto a todos os segmentos da sociedade.

Palavras chaves: PELA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA