02/06/2010

Corpus Christi: confecção de tapetes tem o apoio da Prefeitura

Serviços essenciais do Município vão trabalhar em regime de prontidão no feriado prolongado

Corpus Christi: confecção de tapetes tem o apoio da Prefeitura

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Uma tradição que acontece há várias décadas volta a se cumprir nesta quinta-feira, dia 03, Dia de Corpus Christi, quando, com o apoio da Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, várias ruas do Centro Histórico e de outras localidades de Resende serão ornamentadas por tapetes coloridos (foto), confeccionados com sal e vários outros materiais, para a passagem da procissão de Corpus Christi. No Centro Histórico, os tapetes serão confeccionados por um grupo de cerca de 30 fiéis da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, sob a coordenação do historiador Claudionor Rosa, diretor do Arquivo Municipal. Os trabalhos se iniciarão às 8 horas em frente à Igreja Matriz. Segundo o historiador, os tapetes irão cobrir toda a rua em torno da Praça Oliveira Botelho. Ele explicou que este ano, os tapetes ficarão concentrados na praça, permitindo uma melhoria na qualidade e ainda a ampliação do trabalho artesanal para outras comunidades, como Paraíso, Cidade Alegria, Campos Elíseos e Vila Julieta, além de localidades da Zona Rural de Resende. - Essa é uma tradição muito antiga na cidade e que, lamentavelmente, ficou esquecida durante algum tempo. Há dez anos, a confecção ocorre no Centro Histórico para que a tradição não termine. Esse é um trabalho totalmente comunitário. Trata-se de um trabalho de arte e religiosidade ao mesmo tempo – avaliou Claudionor Rosa, lembrando que em toda a cidade pelo menos cem pessoas estarão empenhadas em transformar a paisagem das ruas, normalmente movimentadas pelo tráfego de veículos nos dias normais, em um imenso mosaico de cores e representações cristãs. Para a confecção dos tapetes são utilizados vários materiais, como sal, serragem, borra de café, pilhas, flores e areia. A confecção pode levar até cinco horas para ser concluída. - Para ganhar tempo, poderíamos trazer algumas coisas prontas de casa, mas não abro mão de realizar tudo no local para que o público possa acompanhar todo o processo, quando riscamos as ruas e colorimos quadro a quadro – disse o historiador. A criatividade é a marca dos grupos que trabalham para enfeitar o caminho por onde passará a procissão de Corpus Christi. A procissão, que contará com o apoio da Guarda Municipal e da Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura, sairá da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, descendo a Rua Eduardo Cotrim, de onde passará em frente à Santa Casa, subindo pela Rua do Rosário em direção à Igreja do Rosário, na Praça Doutor Silveira. Deste ponto, ela voltará à Igreja Matriz pela Rua Cunha Ferreira. Antes, porém, os fiéis se reúnem para a missa, às 16 horas, na Igreja Matriz. PONTO FACULTATIVO – Devido ao feriado de Corpus Christi, o prefeito José Rechuan (DEM) decretou ponto facultativo nas repartições municipais nesta sexta-feira, 04. Nas repartições onde as atividades não podem ser suspensas, como hospitais, recolhimento de lixo, água e esgoto, e Guarda Municipal, o expediente vai funcionar sob o sistema de prontidão.
Palavras chaves: IMUNIZAÇÃO