Obras e Serviços Públicos

07/05/2013

Convênio entre Prefeitura e Governo do Estado garante cinco quilômetros de asfalto para cinco bairros

Serão beneficiadas ruas dos bairros Jardim Aliança I e II, Jardim do Oeste, Morada da Montanha e Ipiranga

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura vai iniciar ainda neste mês a segunda fase do Programa Asfalto na Porta, realizando a pavimentação em vias públicas dos bairros Jardim Aliança I, Jardim Aliança II, Jardim do Oeste, Morada da Montanha e Ipiranga. O serviço faz parte de um convênio entre o Município e o Governo do Estado, através DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro), que contempla cinco quilômetros de asfalto.

- No primeiro quadrimestre do ano normalmente é um período complicado para este tipo de serviço por conta das chuvas, mas agora, através deste convênio, vamos iniciar a pavimentação nestes bairros - comenta o secretário de Obras, Rubens Almada.

De acordo com o secretário, no bairro Jardim Aliança I todas as nove ruas do bairro passarão por pavimentação asfáltica; no Jardim Aliança II, o serviço será executado nas Avenidas A, B, C e em trecho da Avenida D; no Jardim do Oeste, o asfalto chegará na Rua 3; na Morada da Montanha, na Rua F; e no bairro Ipiranga, na Rua Augusto de Carvalho.

- As obras serão executadas dentro de um padrão de qualidade com resistência para suportar o tráfego intenso de veículos. Será feita a reconstrução da base e alguns em alguns trechos o sistema de drenagem passará por uma revisão geral - adianta o secretário.

Além disso, no inicio de abril, a Prefeitura anunciou a conquista de mais dez quilômetros de asfalto para realização de tapa buraco em Resende. O serviço foi conquistado junto ao Governo do Estado, e confirmado pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e pelo secretário estadual de Obras, Hudson Braga. De acordo com o secretário de Obras, Rubens Almada, o serviço deverá atender a demanda existente na região da Grande Alegria.

MAIS PAVIMENTAÇÃO - A Prefeitura também incluiu projeto junto ao Ministério das Cidades, via Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), para pavimentação e qualificação de vias urbanas no Município. A proposta prevê que sejam realizados serviços de drenagem, pavimentação, recapeamento, rede coletora de águas pluviais, calçadas com acessibilidade e sinalização, um investimento de R$ 39.884.519,80, com contrapartida da Prefeitura de aproximadamente R$ 2 milhões.

- Resende é hoje um Município em plena expansão econômica, devido a nossa vocação industrial, e por conta deste forte crescimento que experimentamos nos últimos anos é necessária uma melhoria no serviço de infraestrutura dos bairros, e este projeto visa a atender alguns pontos da cidade que ainda necessitam de atenção - afirma o secretário de Obras.

O projeto apresentado ao PAC está dividido da seguinte forma: Eixo Viário da Nova Liberdade até a Casa da Lua, cerca de 125 mil metros quadrados; Ipiranga I, 50 mil metros quadrados; Vila Aramagi e Cohabinha em Engenheiro Passos, 29 mil metros quadrados; Mirante da Agulhas, 79 mil metros quadrados; e Morada da Barra, 105 mil metros quadrados.

- Serão ao todo cerca de 390 mil metros de vias a receberam pavimentação e cerca de 775 mil metros de calçadas com acessibilidade a serem implantadas - destaca Almada.

A previsão é de que as obras tenham duração de até dois anos, sendo realizados serviços de pavimentação, drenagem superficial (guias e sarjetas), rede coletora de águas pluviais, sinalização viária, passeios com acessibilidade e ainda obras complementares, como recapeamento, remanejamento e adequações de serviços, além de obras complementares necessárias para a funcionalidade do sistema de drenagem de águas pluviais.

Palavras chaves: INFRAESTRUTURA