Desenvolvimento Rural

11/04/2011

Convênio da Prefeitura com Estado vai garantir novo posto da Polícia Rodoviária

Prefeitura reafirma em Brasília pedido pela gratuidade do pedágio de Itatiaia

Convênio da Prefeitura com Estado vai garantir novo posto da Polícia Rodoviária

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

A construção do novo posto da Polícia Rodoviária Federal, no quilômetro 325 da Via Dutra, próximo ao distrito de Engenheiro Passos, será um dos assuntos da audiência que o prefeito José Rechuan (DEM) terá nesta terça-feira, dia 12, em Brasília, com o superintendente de Exploração de Infra-Estrutura Rodoviária da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), Mário Mandolfo.

Acompanhado pelo secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, o prefeito viajou hoje para a capital do país.

Outro assunto da reunião com o superintendente da ANTT será a gratuidade do pedágio na praça de Itatiaia (foto) para os moradores de Engenheiro Passos que tenham carros emplacados em Resende.

Com relação à isenção do pedágio, Rechuan lembra que a Prefeitura vem participando ativamente dos movimentos voltados à retomada da gratuidade desta taxa. Ele reafirmou o posicionamento da Prefeitura favorável à retomada da isenção em benefício dos motoristas do distrito que necessariamente precisam passar pelo local para trabalhar em Resende.

O prefeito lembrou inclusive que advogados da Procuradoria Jurídica do Município têm acompanhado de perto o andamento das ações judiciais relacionadas ao tema.

- Vamos reforçar mais uma vez este apelo a ANTT, no sentido de que o assunto seja revisto o mais breve possível, visto que consideramos injusta esta cobrança para os motoristas de Engenheiro Passos. Os moradores do distrito empregados em Resende, ou vice-versa, acabam pagando o pedágio duas vezes ao dia, mesmo morando dentro do território de uma mesma cidade. A nossa administração age de forma concreta nesta questão – disse Rechuan, lembrando que recentemente o secretário municipal de Serviços Públicos, Marcial Correia, e o procurador adjunto da Prefeitura, Marcelo Salviano, acompanharam pessoalmente uma votação sobre o assunto no STJ (Supremo Tribunal de Justiça).

A respeito da nova sede do posto da Polícia Rodoviária, o prefeito explicou que a transferência da unidade localizada no quilômetro 311 para o quilômetro 325 foi decidida porque, com a entrada em funcionamento do Acesso Oeste, a corporação alegou dificuldades para fiscalizar os veículos provenientes do Estado de São Paulo.

Devido à localização antes da unidade de Penedo, no sentido São Paulo-Rio de Janeiro, o Acesso Oeste, no entendimento dos patrulheiros rodoviários, pode servir de desvio para os motoristas interessados em escapar da fiscalização da Polícia Rodoviária.

Desde o começo do ano, os patrulheiros estão atuando provisoriamente nas proximidades do pedágio de Itatiaia visando intensificar as operações contra o comércio ilegal de drogas e contrabandos, entre outras ações policiais de competência desta instituição.

Rechuan adiantou que a Prefeitura já firmou um convênio do Governo do Estado, por meio do qual o novo posto será construído no quilômetro 325. A obra está orçada em aproximadamente R$ 1, 6 milhão, sendo que metade destes recursos vai ser liberada pela administração estadual. O restante será custeado pela Prefeitura e a iniciativa privada, que está apoiando a realização do projeto.

No momento, o projeto técnico sobre o novo posto encontra-se na fase de elaboração, sob a responsabilidade do Governo do Estado.

Palavras chaves: MAIS UMA PARCERIA