Esporte e Lazer

12/05/2015

Conta na Balança vai realizar busca ativa de alunos obesos

Agentes comunitários vão visitar estudantes

Conta na Balança vai realizar busca ativa de alunos obesos

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Programa Conta na Balança, que combate à obesidade infantil na rede municipal, inicia este mês o trabalho de busca ativa dos alunos obesos que ainda não alcançaram resultados satisfatórios dentro das ações. A medida foi anunciada durante a reunião de avaliação da equipe, que aconteceu na tarde de ontem, e contou com a presença da idealizadora do programa, a médica cardiologista e deputada estadual Ana Paula Rechuan.

A busca será feita pelos agentes comunitários de saúde nas residências dos estudantes, nos endereços informados pelas escolas onde estão matriculados. No primeiro momento os profissionais vão sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância de intensificar o acompanhamento feito pelo Programa nas unidades básicas de saúde.

A intenção é encaminhá-los às unidades para que seja feita novamente a avaliação do peso, altura, circunferência abdominal, coleta de sangue e aferição de pressão. Entre os exames que serão realizados estão: Hemograma Completo, Glicose, Colesterol Total e Frações e Triglicerídeos.

Com base nos resultados, os alunos serão encaminhados para consultas com nutricionistas, passando pela avaliação da equipe da Área Técnica de Nutrição e Alimentação (ATAN) da Secretaria de Saúde. Os agentes vão percorrer residências de alunos obesos em todas as regiões atendidas pelo Programa.

Outro ponto avaliado pela equipe durante a reunião foi a participação dos professores de educação física da rede municipal nessa iniciativa. A ideia é oferecer cada vez mais atividades no contraturno para que as crianças atendidas tenham opções dentro da sua unidade escolar.

- Tivemos uma reunião com esses profissionais e estamos estreitando laços para que sejam nossos grandes aliados. Além de educadores, eles são incentivadores das crianças e fortalecem as atividades esportivas dentro do ambiente escolar – ressaltou Ana Paula Rechuan.

A reunião contou também com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Esporte e Lazer e da Superintendência Municipal de Eventos. O próximo encontro ficou agendado para o dia 25 de maio, às 14 horas, na Superintendência Municipal de Eventos.

Palavras chaves: SAÚDE