° Minº Max

Alunos acima do peso representam 26% do total, contra 40% de 2014

Conta na Balança reduz número de alunos acima do peso

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Programa Conta na Balança apresentou nesta semana o relatório da segunda avaliação de alunos, que levantou peso, altura, Índice de Massa Corporal e circunferência abdominal. De acordo com o documento, o número de alunos acima do peso na rede municipal caiu de 40% em 2014 para 26% em 2015. A avaliação foi realizada em 35 escolas com alunos do primeiro ao quinto ano.

Na pesagem feita no ano passado, com 5.818 estudantes, 1.363 apresentaram sobrepeso (23%). Este ano 5.846 foram avaliados na repesagem, sendo 613 com sobrepeso (10%) do total.

No comparativo geral da avaliação, alunos dentro do peso foram 3.248 (56%), em 2014, e 4.231 (72%), em 2015. O relatório divulgou ainda informações sobre o número de alunos obesos, que reduziu de 979 (17%) para 915 (16%), de 2014 para 2015. O Conta na Balança registrou também uma queda na quantidade de alunos abaixo do peso, passando de 228 (4%), em 2014, para 87 (2%), em 2015.

Para a idealizadora do programa, a médica cardiologista e deputada estadual Ana Paula Rechuan, os números mostram o resultado do trabalho de prevenção implantado pela Prefeitura na rede municipal.

- Entre as ações estão palestras de orientações para pais e alunos sobre a importância de uma alimentação saudável. No ano passado os alunos avaliados com obesidade e sobrepeso foram encaminhados para consultas médicas, exames de sangue e acompanhamento nutricional - lembrou Ana Paula Rechuan.

Para o grupo de alunos obesos, o Programa vai continuar intensificando o acompanhamento nas unidades básicas de saúde. Uma das propostas é a criação de um protocolo de trabalho com terapia em grupo e exames médicos mais específicos se forem necessários.

Outra ideia é ampliar a participação dos professores de educação física da rede municipal no Programa. A intenção é que os profissionais possam se tornar um incentivador do Conta na Balança nas escolas, mostrando o que os alunos podem alcançar praticando atividades físicas.

- Já demos o primeiro passo. Nesse início de ano mais de 50 profissionais de educação física foram colocados à disposição das escolas para desenvolver atividades e projetos esportivos - ressaltou o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

Prosseguindo com o trabalho iniciado no ano passado, a Área Técnica de Nutrição e Alimentação (ATAN) da Secretaria Municipal de Saúde continua acompanhando os alunos avaliados com sobrepeso e os obesos. As crianças estão passando agora por novas consultas e avaliações médicas, que incluem exames de sangue e aferição de pressão.

O Programa Conta na Balança é desenvolvido numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Esportes e a Superintendência de Eventos e Integração. As equipes voltam a se reunir no dia 11 de maio, para avaliar e elaborar as estratégias do Programa.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO