Esporte e Lazer

16/11/2015

Conta na Balança entrega prêmios para alunos com melhor desempenho

Programa realiza avaliação nos estudantes da rede municipal e oferece acompanhamento nutricional

Conta na Balança entrega prêmios para alunos com melhor desempenho

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura entregou na manhã de sexta-feira, dia 13 de novembro, uma bicicleta ao estudante Gustavo Conceição Zappata, de 11 anos, da Escola Municipal Marieta Salles Cunha. Ele foi premiado pelo Programa Conta na Balança por ter tido o melhor desempenho durante o ano de 2014 dentro do programa, seguindo as orientações dos nutricionistas para a perda de peso. Gustavo pesava 57 quilos no início do programa e atualmente está com 54.

- É muito difícil controlar o peso de crianças nessa idade, em que eles querem comer de tudo, mas o programa mudou minha visão e hoje tento fazê-lo se alimentar com coisas mais saudáveis - explicou a mãe do estudante, Alessandra Zappata.

Idealizadora do Conta na Balança, a deputada estadual e médica cardiologista Ana Paula Rechuan explicou aos estudantes do Marieta Salles Cunha a importância do programa.

- Estamos preocupados com o coração de vocês. Para que não fiquem doentes, é necessário cuidar do coração com alimentação saudável e exercícios físicos desde crianças. Todo mundo quer comida gostosa, mas a maioria dessas comidas não fazem bem. A luta é grande e vocês estão de parabéns por terem aceitado o desafio - disse.

A escola, que fica na Baixada da Olaria, conseguiu atingir bons índices de redução de peso. Das 46 crianças avaliadas com sobrepeso, 19 conseguiram reduzir peso e atualmente a unidade tem 27 estudantes com diagnóstico de sobrepeso. O número de alunos obesos reduziu de 33 para 27.

- Esses números mostram que estamos no caminho certo. Ele é resultado do empenho dos profissionais da escola, da união de várias secretarias municipais e do empenho dos pais também, que devem encampar a ideia e dar prosseguimento em casa, com uma dieta equilibrada - avaliou o secretário de Educação, Mário Rodrigues.

O prefeito José Rechuan, que além da bicicleta ao estudante, entregou um kit esportivo da Secretaria Municipal de Esporte à escola, lembrou que quando assumiu o governo, a Marieta Salles Cunha estava abandonada pelo poder público.

- A unidade não dispunha de creche e tinha um terreno que era partilhado por animais e usuários de drogas. Hoje a escola tem uma creche e todos os programas implantados provam que investir em educação e em nossos estudantes é o caminho. É ótimo ver que um programa realizado durante todo o ano está dando resultado e contribuindo para que os alunos mantenham um corpo saudável - salientou.

Também na sexta-feira, o Programa premiou com bicicleta a estudante Mylena de Moura Banjar, da Escola Municipal Dona Mariúcha, no Santo Amaro. Nessa unidade o Conta na Balança diagnosticou 65 alunos com sobrepeso e atualmente são 36. Os obesos diminuíram de 86 para 58.

À tarde, a equipe do Programa esteve na Escola Municipal Roberto Silveira, no Paraíso, onde entregou uma bicicleta para a aluna Samella Aleixo de Oliveira, do 3º ano. Ela começou o Programa, em fevereiro de 2014, com 42 quilos. A última pesagem registrou 34.9 quilos. A sua unidade também recebeu um kit esportivo.

- A escola está sendo premiada junto com a Samella pela preocupação que teve com a saúde dos alunos quando aderiu à iniciativa. O apoio dos pais também foi muito importante porque as crianças ficam mais tempo em casa do que na escola. Os pais estão incentivando a ideia da alimentação saudável - destacou Ana Paula.

Das 65 crianças avaliadas com sobrepeso na Escola Roberto Silveira, 24 conseguiram reduzir o peso. Já os obesos eram 64 e hoje são 59.

Palavras chaves: COMBATE À OBESIDADE