12/06/2014

Conta na Balança: Alunos fazem exames de sangue e aferição de pressão

Palestras com orientações para pais continuam

Conta na Balança: Alunos fazem exames de sangue e aferição de pressão

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Dando continuidade ao Programa Conta na Balança, os alunos avaliados com sobrepeso ou obesidade foram encaminhados para as unidades de saúde para coleta de sangue e aferição de pressão. Entre os exames realizados estão: Hemograma Completo, Glicose, Colesterol Total e Frações e Triglicerídeos.

Segundo a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Paula Bueno, com base nos resultados dos exames, as crianças serão avaliadas individualmente pela equipe da Área Técnica de Nutrição e Alimentação (ATAN) da Secretaria de Saúde. Além disso, nos casos de alteração da pressão, será agendada uma consulta médica.

De acordo com balanço da Secretaria de Saúde, 166 estudantes já compareceram aos postos para coleta de sangue. Desses, quatro apresentaram alteração da pressão arterial. No entanto, a superintendente alerta que o número de faltosos ainda é muito grande.

- Foram entregues 254 pedidos de exames de sangue e cerca de 35% dos alunos não compareceram às unidades. É importante lembrar também aos pais que as crianças devem estar de jejum - destacou Ana Paula Bueno.

Foram realizados exames nos alunos das escolas municipais Esther Politi (Fazenda da Barra I), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Clotilde de Souza (Fazenda da Barra III), Roberto da Silveira (Paraíso), Bairro Cabral, Ciep 342 - Geraldo da Cunha Rodrigues (São Caetano) e Dona Mariúcha (Santo Amaro).

Mais de 200 pais e responsáveis, de nove escolas municipais, já participaram das palestras do Programa Conta na Balança sobre a necessidade de uma alimentação saudável em casa. As orientações fazem parte da sequência de ações da iniciativa, que tem como objetivo combater a obesidade na infância.

Nesta semana, a equipe já realizou palestras na Escola Municipal Noel de Carvalho (Liberdade), no Ciep 347 - Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota), na Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria) e na Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi)

Na sexta-feira, dia 13, o encontro será com pais do Ciep 489 - Augusto de Carvalho (Cidade Alegria). A reunião tem início às 7 horas.

Nas ocasiões, são entregues pedidos de exame de sangue com datas de coleta nos postos de saúde da rede de atenção básica, e os pais são informados sobre os locais onde os alunos podem praticar atividades físicas no bairro.

Idealizado pela médica cardiologista da rede municipal Ana Paula Rechuan, o Conta na Balança é desenvolvido numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Esportes e a Superintendência de Eventos e Integração.

Palavras chaves: SAÚDE