18/03/2014

Programa avaliou mais de 5 mil estudantes da rede municipal, em 36 escolas

Conta na Balança: 40% dos alunos avaliados estão acima do peso

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Programa Conta na Balança divulgou nesta terça-feira, dia 18 de março, o relatório da avaliação de 5.818 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 36 escolas da rede municipal de Resende, que levantou peso, IMC (Índice de Massa Corporal) e circunferência abdominal de cada um, logo após o retorno do recesso escolar. Segundo o relatório, 979 alunos estão obesos (17%); 1.363 estão com sobrepeso (23%); 228 estão abaixo do peso (4%); e 3.248 (56%) estão dentro do peso.

O relatório foi divulgado durante uma reunião da equipe que coordena o programa, idealizado pela primeira-dama, Ana Paula Rechuan, e promovido numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Esportes e pela Superintendência de Eventos e Integração. O programa ganhou ainda o reforço da empresa Nutriplus, responsável pela merenda escolar da rede.

A reunião teve como objetivo também traçar as próximas ações do programa. Segundo a primeira-dama, o mais urgente será o encaminhamento dos estudantes com obesidade e sobrepeso para acompanhamento nutricional.

- O objetivo do Conta na Balança é mudar a vida dessas crianças, mas para que o programa tenha sucesso, vamos convidar os pais para uma reunião nas escolas a fim de mostrar a importância dos cuidados ainda na infância para que esses alunos se tornem adultos saudáveis. A obesidade é a causa principal de doenças como hipertensão e diabetes, e os pais precisam se envolver e entender que a prevenção, com adoção de hábitos de vida saudáveis, é um ganho para a saúde do filho - explicou Ana Paula Rechuan.

Para que o programa atenda seu objetivo e modifique o hábito alimentar nas escolas, os donos de cantinas serão convocados, nas próximas semanas, para uma reunião com nutricionistas da Nutriplus e da ATAN (Área Técnica de Alimentação) da Secretaria de Saúde. Eles terão dicas de alimentos saudáveis que poderão ser vendidos nos estabelecimentos para evitar que os alunos consumam frituras, refrigerantes e alimentos com alto teor de sódio.

- Serão elaboradas cartilhas com orientação aos pais e estudantes para serem distribuídas nas escolas - detalhou o superintendente de Eventos, Wagner Camilo.

Além disso, ele informou que, em continuidade ao Programa Esporte na Escola, a Secretaria Municipal de Esportes está elaborando um cronograma de atividades que serão desenvolvidas dentro ou nas proximidades da escola para incentivar os estudantes à prática esportiva.

Já a Nutriplus desenvolverá atividades lúdicas para envolver os alunos e incentivá-los a perder peso de forma prazerosa. Segundo Wagner Camilo, a empresa também vai doar 20 balanças para serem instaladas nas escolas, pois do total de 36 unidades, apenas 10 possuem balanças atualmente. Além das balanças, a Nutriplus vai doar três bicicletas para a realização de uma gincana dentro do programa, através da qual serão premiados os estudantes que mais perderem peso.

- A empresa está nos ajudando neste programa e a premiação é uma forma de incentivar os alunos a perder peso e modificar seus hábitos - avaliou Wagner Camilo.

A gerente da Nutriplus em Resende, Karoline Teixeira Ribeiro Bernardo de Araújo, explicou que a partir da próxima semana uma equipe de quatro nutricionistas vai percorrer as escolas realizando palestras sobre alimentação saudável para todos os estudantes das 36 escolas de 1º ao 5º ano da rede municipal. Serão atendidas com as palestras duas escolas a cada semana.

No próximo dia 15 as equipes voltam a se reunir para elaborar cronogramas de atendimento aos alunos nos posto de saúde da rede de atenção básica e também encaminhamento para práticas esportivas. E em agosto os alunos com obesidade e sobrepeso passarão por uma nova avaliação a fim de verificar se já houve redução de peso.

O Conta na Balança foi lançado em 2011, por iniciativa da primeira-dama com o objetivo de investigar, analisar e descrever os índices de crescimento, composição corporal e estado nutricional dos estudantes da rede municipal de ensino a fim de prevenir obesidade na infância. Este ano, para dar agilidade a avaliação, as medições de peso, IMC e circunferência foram realizadas pelos professores da rede municipal.

Palavras chaves: SAÚDE